- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ex-militar: caças F-16 dos EUA na Ucrânia seriam completamente superados pelos sistemas S-400 russos

© Sputnik / Aleksei MalgavkoSistema de mísseis de defesa aérea S-400
Sistema de mísseis de defesa aérea S-400 - Sputnik Brasil, 1920, 05.05.2023
Nos siga no
Além dos bilhões de dólares em armamentos que os EUA e seus aliados já forneceram à Ucrânia, o regime de Kiev tem clamado repetidamente por aviões de caça, nomeadamente os F-16 dos EUA para substituir os caças ucranianos MiG-29 e Su-27 da era soviética.
Os F-16 dos EUA têm estado na lista de desejos de Kiev desde o início da crise na Ucrânia, mas estes aviões de quarta geração "não têm lugar em um campo de batalha moderno", disse veterano da Força Aérea dos EUA John Venable citado pelo Insider.
Sem quaisquer características furtivas, caças como o F-16 seriam "completamente superados em ambientes de alta ameaça", explicou o ex-piloto estadunidense.
Os meios de defesa antiaérea avançados da Rússia, com seus sistemas de mísseis antiaéreos S-400, facilmente superariam os sistemas de mira do F-16, observou ele. Além disso, os S-400 seriam capazes de atingir os caças bem antes de eles se posicionarem para disparar a sua carga de cerca de oito bombas de pequeno diâmetro, acrescentou o pesquisador sênior de política de defesa da The Heritage Foundation.
"Fornecer mais MiG-29 à Ucrânia não ajudará no campo de batalha. E mesmo se lhes dermos F-16 modernos – eu diria F-16 mais modernos – isso não vai mudar ou influenciar [a situação] no campo de batalha em um ano, muito mesmo a tempo para uma ofensiva de primavera [europeia]", observou ele, referindo-se à tão anunciada contraofensiva.
Outros analistas ocidentais de aviação concordaram com essas avaliações dos F-16, dizendo que se Kiev algum dia os obtivesse eles "poderiam não durar muito".
Foi salientado que a aeronave de combate multiuso da General Dynamics precisa de bases aéreas e pistas de pouso e decolagem especialmente preparadas – algo que falta na Ucrânia, com os aeródromos do país "muito curtos" e "rígidos" para permitir o uso seguro de um F-16 totalmente munido.
Um par de F-16 Fighting Falcons da Força Aérea dos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 04.05.2023
Operação militar especial russa
Países Baixos estudam com parceiros opções para entregar caças F-16 à Ucrânia
Nesta semana, Yuri Ignat, representante oficial da Força Aérea da Ucrânia, reconheceu que os países ocidentais estavam relutantes em fornecer os F-16 a Kiev. Ele acrescentou que alguns países da OTAN estão na lista de espera por anos para obter tais caças dos EUA.
Moscou tem repetidamente afirmado que a assistência militar ocidental não augura nada de bom para a Ucrânia e apenas prolonga o conflito, acrescentando que qualquer carga com armas se torna um alvo legítimo para as Forças Armadas da Rússia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала