Fósseis 'dourados' descobertos na Alemanha revelam origem do processo de sua fossilização (FOTOS)

© iStock.com / gorodenkoffTrabalho de escavações de fóssil descoberto
Trabalho de escavações de fóssil descoberto - Sputnik Brasil, 1920, 04.05.2023
Um recente estudo, realizado por uma equipe de cientistas da Universidade do Texas, revelou que estes fósseis de 183 milhões de anos, encontrados na Alemanha, na verdade não são de pirita de ferro, mas sim de fosfatos.
De acordo com o estudo, sua tonalidade dourada se deve a uma mistura de minerais que sugerem as condições em que os fósseis foram formados.
A pirita, também conhecida como ouro dos tolos, era considerada como provavelmente sendo a fonte do brilho encontrado nos fósseis destes espécimes, inspeção mais cuidada revelou algumas condições nas quais os fósseis foram formados.
Durante o estudo, os pesquisadores descobriram vestígios microscópicos de cristais de pirita chamados de framboides, mas descobriram que todos os espécimes eram sobretudo feitos de minerais da classe dos fosfatos.
© Foto / Sinjini Sinha/Universidade do Texas em AustinUm recente estudo, realizado por uma equipe de cientistas da Universidade do Texas, revelou que estes fósseis de 183 milhões de anos, encontrados na Alemanha, na verdade não são de pirita de ferro, mas sim de fosfatos
Um recente estudo, realizado por uma equipe de cientistas da Universidade do Texas, revelou que estes fósseis de 183 milhões de anos, encontrados na Alemanha, na verdade não são de pirita de ferro, mas sim de fosfatos - Sputnik Brasil, 1920, 04.05.2023
Sendo assim, esses fósseis revelam pistas sobre o ambiente em que eles foram formados há milhões de anos.
Piritas são formadas sob condições anóxicas, enquanto os minerais dos fosfatos precisam de oxigênio, sugerindo, assim, que inicialmente o fundo do mar era anóxico, o que ajudou na preservação dos fósseis.
© Foto / Rowan Martindale/Universidade do Texas em AustinUm recente estudo, realizado por uma equipe de cientistas da Universidade do Texas, revelou que estes fósseis de 183 milhões de anos, encontrados na Alemanha, na verdade não são de pirita de ferro, mas sim de fosfatos
Contudo, um influxo de oxigênio foi necessário para encorajar os processos químicos necessários para este tipo de fossilização.
Com isso, a equipe acredita que os fósseis não foram preservados em condições anóxicas na água inferior do sedimento, mas que ocorreu fosfatização no limite entre as condições anóxicas e oxigenadas, e que o oxigênio foi fundamental para a preservação destes fósseis na Formação Sachrang.