- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Romênia impõe proibição temporária às importações de grãos da Ucrânia

© Sputnik / Ilia NaimushinEspigas de trigo em um campo da empresa Solgon ao pôr do sol durante a campanha de colheita perto do vilarejo de Talniki, no região de Krasnoyarsk, Rússia.
Espigas de trigo em um campo da empresa Solgon ao pôr do sol durante a campanha de colheita perto do vilarejo de Talniki, no região de Krasnoyarsk, Rússia. - Sputnik Brasil, 1920, 03.05.2023
Nos siga no
As autoridades romenas impuseram uma proibição temporária às importações de trigo, milho, girassol e colza da Ucrânia, que permanecerá em vigor até 5 de junho, informou o serviço de imprensa da Autoridade Nacional Sanitária Veterinária e de Segurança Alimentar (ANSVSA) romena.
A Comissão Europeia (CE) disse na terça-feira (2) que adotou medidas sobre as importações de cereais da Ucrânia.
De acordo com a CE, as medidas visam abordar as dificuldades logísticas associadas a esses produtos na Bulgária, Hungria, Polônia, Romênia e Eslováquia. Elas entraram em vigor em 2 de maio e durarão até 5 de junho.

"A Autoridade Nacional Sanitária Veterinária e de Segurança Alimentar aplica as novas disposições do Regulamento de Execução (UE) 2023/903 da CE, de 2 de maio de 2023 [...] A ANSVSA não permitirá a importação para a Romênia de trigo, milho, girassol e colza originários da Ucrânia a partir da data de entrada em vigor do regulamento acima mencionado até 5 de junho de 2023", diz a publicação.

Trabalhadores carregam grãos em um porto de grãos em Izmail, Ucrânia, 26 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.05.2023
Panorama internacional
Leste Europeu está pondo em perigo uma salvação econômica para a Ucrânia
Essas medidas não se aplicam aos acordos de importação que estavam em vigor antes de 2 de maio.
Para outros produtos de origens não animais não abrangidos por essas novas regras, a ANSVSA impôs regras rígidas de controle nos postos de entrada e saída do país para não interferir no trânsito de mercadorias.
Trabalhadores agrícolas operam colheitadeiras nos campos da empresa Solgon durante a colheita de trigo fora da aldeia siberiana de Talniki, no distrito Uzhursky, na região de Krasnoyarsk, na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 24.04.2023
Panorama internacional
Europa pronta para expandir lista de produtos proibidos para importação da Ucrânia, diz mídia

Proibições dos produtos agrícolas ucranianos

Em junho de 2022, a União Europeia (UE) suspendeu os impostos sobre todos os produtos provenientes da Ucrânia por um ano e lançou os chamados corredores verdes – rotas terrestres e fluviais para as exportações de grãos ucranianos.
Isso deveria ajudar as autoridades locais a aumentar os volumes de exportação.
Na realidade, devido a problemas de logística, a maior parte dos produtos agrícolas começou a se estabelecer nos países vizinhos, o que, no outono europeu, já levou a uma crise de superprodução e causou descontentamento entre os agricultores do Leste Europeu.
Motoristas de caminhão fazem fila por mais de dez quilômetros no posto de fronteira Rava-Ruska, na fronteira ucraniana-polonesa, 18 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.04.2023
Panorama internacional
Polônia sugere que UE proíba importações de uma série de alimentos ucranianos, diz mídia
Em meados de abril, Polônia, Hungria, Eslováquia e Bulgária anunciaram a suspensão das importações de produtos agrícolas ucranianos em meio a protestos de agricultores.
No entanto, em 28 de abril, a Comissão Europeia concordou com esses países e com a Romênia em suspender as restrições, exceto para trigo, milho, colza e sementes de girassol. Em troca, foi prometido aos agricultores um pacote de ajuda de € 100 milhões (R$ 557 milhões).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала