DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Inscrição árabe rara descoberta durante obras de projeto habitacional em Malta (FOTO)

© Foto / Shai Halevi, Autoridade de Antiguidades de IsraelA inscrição confirma que o guerreiro suíço Adrian von Bubenberg fez uma peregrinação a Jerusalém em 1466
A inscrição confirma que o guerreiro suíço Adrian von Bubenberg fez uma peregrinação a Jerusalém em 1466 - Sputnik Brasil, 1920, 03.05.2023
Nos siga no
Uma inscrição árabe rara, possivelmente datada dos tempos medievais, foi descoberta no local de um projeto de habitação social em Fgura, uma cidade na região sudeste de Malta.
A descoberta é "muito significativa e rara", segundo a Superintendência do Patrimônio Cultural (SCH, na sigla em inglês), sendo a segunda inscrição árabe encontrada fora de Rabat (capital do Marrocos).
A inscrição árabe foi descoberta em um poço escavado naturalmente em campos adjacentes a Triq id-Dejma, Triq il-Karmnu e Triq tax-Xemx u l-Qamar, todos os quais receberam recentemente a aprovação da Autoridade de Planejamento para um projeto de habitação social.
© Foto / Página de mídia social da Superintendência do Patrimônio CulturalA estela prismática esculpida em calcário foi descoberta em uma fissura natural na terra
A estela prismática esculpida em calcário foi descoberta em uma fissura natural na terra - Sputnik Brasil, 1920, 03.05.2023
A estela prismática esculpida em calcário foi descoberta em uma fissura natural na terra
SCH disse que a inscrição roteiro foi descoberta gravada em uma estela prismática de calcário e é provavelmente Kufic, uma caligrafia que está intimamente ligada à transcrição inicial do Alcorão e decorações arquitetônicas. As lajes também incluem outras marcações que podem representar símbolos em vez de escrita.

Um funcionário da Superintendência do Patrimônio Cultural descreveu o artefato histórico como "uma estela prismática de calcário, truncada em cada extremidade, com escrita árabe".

O artefato é semelhante em tipologia a uma série de estelas encontradas por Sir Temi Zammit no século XX, que encontrou um cemitério árabe que havia sido construído no topo da Domus Romana em Mdina.

"Além de outro exemplo encontrado na praça Savina em Victoria em 1901, este é o único exemplo conhecido fora de Rabat, tornando esta descoberta muito significativa e rara, tanto arqueologicamente quanto historicamente", disse o porta-voz.

A descoberta foi feita dentro de uma fissura natural no local que foi em algum momento reaproveitada como um poço com uma profundidade total de cerca de 8,5 metros.
A SCH pensa que o artefato provavelmente foi despejado lá em algum momento da história e, portanto, é improvável que seja o principal contexto para a inscrição. No entanto, nenhum material moderno foi encontrado dentro da fissura, por isso ainda é capaz de fornecer um "contexto arqueológico seguro", disseram eles.
A laje de pedra foi descoberta ao lado de cerâmica que antecede o século XIII. Numerosos poços de silos e trincheiras agrícolas também foram encontrados no local como resultado da avaliação arqueológica.
Um especialista em língua árabe da Universidade de Malta está trabalhando com a superintendência para ajudar a decifrar a inscrição, que é considerada crucial para estabelecer o uso original do objeto e fornecer datação precisa.
Acampamento militar romano - Sputnik Brasil, 1920, 27.04.2023
Ciência e sociedade
Acampamentos do Exército romano de quase 2 mil anos são encontrados no deserto da Arábia (FOTOS)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала