- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Marinha da China resgata 221 estrangeiros no Sudão; há família brasileira com 6 pessoas

© AFP 2023 / Amer HilabiMarinheiros da Marinha saudita ajudam as pessoas evacuadas do Sudão após sua chegada à base naval King Faisal em Jeddah em 26 de abril de 2023. o exército e os paramilitares mataram centenas
Marinheiros da Marinha saudita ajudam as pessoas evacuadas do Sudão após sua chegada à base naval King Faisal em Jeddah em 26 de abril de 2023. o exército e os paramilitares mataram centenas - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2023
Nos siga no
No total, 493 pessoas foram retiradas do país pela força chinesa, sendo a maioria dos estrangeiros pasquitaneses e uma família brasileira que deu um testemunho emocionado do socorro.
Com o ambiente de conflito, fortes ondas de violência e grave crise política no Sudão, muitas pessoas estão pedindo ajuda para deixar a região.
Neste final de semana, a Marinha da China através de seu navio Weishanhu, retirou do país africano uma segunda leva de chineses no local e também estrangeiros, incluindo seis brasileiros da mesma família.
Entre os resgatados estão pessoas de cinco países, as quais foram levadas para o porto de Jeddah, na Arábia Saudita, segundo a Folha de São Paulo citando a CCTV.
"A Marinha chinesa não só arranjou quartos para nós, mas nos perguntou o que gostaríamos de comer, quais restrições [religiosas] tínhamos e de que ajuda precisávamos. Estamos emocionados e agradecemos muito à Marinha", disse o pai da família brasileira hamado apenas de Zuhair.
No total, nesse segundo resgate, 493 pessoas deixaram o Sudão, sendo 272 chineses. O Weishanhu foi escoltado por outro navio militar, Nanning.
Sudão durante o conflito entre as RSF e as Forças Armadas sudanesas - Sputnik Brasil, 1920, 25.04.2023
Panorama internacional
'Enorme risco biológico': combatentes no Sudão ocupam laboratório com amostras de doenças, diz OMS
Ainda segundo o jornal, o socorro feito pela Marinha chinesa têm sido sublinhados pela porta-voz Hua Chunying, ministra-assistente do exterior, em contraste à ação americana, que priorizou a evacuação de diplomatas e militares.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала