- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Itália não reconhece responsabilidade pela condição dos obuseiros quebrados entregues a Kiev

© Foto / Domínio públicoArtilharia autopropulsada italiana M109G
Artilharia autopropulsada italiana M109G - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2023
Nos siga no
As autoridades italianas se recusaram a aceitar a responsabilidade pelo estado deplorável dos obuseiros autopropulsados entregues à Ucrânia como parte do programa de fornecimento de armas da OTAN a esse país, informa o jornal Il Fatto Quotidiano.
De acordo com jornalistas, o Ministério da Defesa italiano enfatizou que foi o governo anterior que selecionou as armas para serem transferidas para a Ucrânia.
O ministério acrescentou que 20 obuseiros autopropulsados M109L, que foram objeto de descontentamento da Ucrânia, passaram por manutenção nos Estados Unidos.

"São veículos antigos, que não estavam em uso na Itália, mas, exatamente por isso, foram confiados a uma empresa norte-americana para manutenção antes de serem enviados para colocá-los novamente em condições de funcionamento. É possível que tenha sido justamente durante a manutenção que o problema ocorreu. De qualquer forma, a enumeração das entregas da Itália, cuja lista já havia sido compilada pelo governo anterior, conta com cerca de 100 veículos", disse uma fonte no ministério ao jornal.

Um soldado dos EUA passa por veículos blindados estacionados e tanques da 1ª Equipe de Combate da Brigada Blindada e da 1ª Divisão de Cavalaria com sede em Fort Hood, Texas - Sputnik Brasil, 1920, 26.04.2023
Panorama internacional
Quais países estão enviando armas para a Ucrânia?
O plano original era ter 20 obuseiros autopropulsados complementados na Ucrânia com peças dos EUA. No entanto, as peças dos EUA ou não serviam nos veículos italianos ou não foram fornecidas.

"Tudo o que se sabe com certeza é que os obuseiros ficaram parados por vários meses e agora parecem estar sendo levados de volta para completar os reparos necessários na Itália ou na Bélgica", acrescentou o jornal.

Militares ucranianos disparam contra posições russas de um obuseiro M777 fornecido pelos EUA na região de Carcóvia, Ucrânia, 14 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2023
Operação militar especial russa
Ex-oficial britânico: ataque russo pode ter afetado prontidão das tropas de Kiev para contraofensiva
Na semana passada, o jornal Financial Times compartilhou informações sobre a condição inoperante dos obuseiros italianos fornecidos à Ucrânia.
Citando uma fonte do Ministério da Defesa da Ucrânia, o jornal disse que nenhum dos 20 obuseiros autopropulsados entregues pela Itália estava pronto para combate.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала