- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Fernando Haddad diz que financiamento de exportação para Argentina só ocorrerá com garantia

© Foto / Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert / CC BY 2.0Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente da República Argentina, Alberto Fernández durante cerimônia de assinatura de atos, 23 de janeiro de 2023
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente da República Argentina, Alberto Fernández durante cerimônia de assinatura de atos, 23 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2023
Nos siga no
Como a Argentina não dispõe de dólares para importar produtos e não conta com crédito junto a outros organismos multilaterais, uma linha de financiamento salvaria o país, que precisa comprar, principalmente, insumos industriais.
Nesta terça-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe no Palácio do Planalto seu colega argentino Alberto Fernández. Na reunião entre os líderes, também estará presente a equipe econômica de ambos os países para que sejam discutidas ações em torno do tema.
De acordo com o jornal O Globo, Brasília vai propor a Buenos Aires um financiamento às empresas brasileiras que vendem para o país.
"A gente vem discutindo há algum tempo o que a gente chama de crédito para exportação. Na verdade, é um financiamento às empresas brasileiras que vendem para a Argentina, e são essas empresas [argentinas]que importam serviços e mercadorias do Brasil", explicou o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, citado pela mídia.
Hoje (2), o chefe da pasta, Fernando Haddad, disse que o financiamento de exportação para Argentina só ocorrerá com garantia.
"Necessariamente haverá garantia para que esse fluxo não seja interrompido. A forma de dar essa garantia é que está sendo estudada, bem, desde janeiro nós estamos trabalhando nesse assunto", disse o ministro citado pela mídia.
A ministra do Planejamento, Simone Tebet (E), fala ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva de imprensa para anunciar novas regras fiscais para a economia brasileira no Ministério da Economia em Brasília em 30 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.04.2023
Notícias do Brasil
Órgão brasileiro aprova medida para facilitar pagamentos entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai
O chefe da pasta ainda afirmou que cerca de 200 empresas brasileiras não estariam exportando ou recebendo os valores das exportações "retidos" na Argentina em função da falta de dívidas.
"Vamos sentar hoje (2) para verificar se é possível levar uma solução para isso. Obviamente tem que assegurar que os nossos exportadores recebem pelo produto exportado, não pode haver nenhum tipo de dificuldade", complementou Haddad.
No ano passado, as exportações brasileiras para o vizinho somaram US$ 15,3 bilhões (R$ 77,2 bilhões).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала