- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Embaixador da Ucrânia reconhece diminuição do interesse da mídia global no conflito ucraniano

© AP Photo / Efrem LukatskyEntão ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Vadim Pristaiko, gesticula enquanto fala à mídia durante uma coletiva de imprensa em Kiev, Ucrânia, 10 de janeiro de 2020.
Então ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Vadim Pristaiko, gesticula enquanto fala à mídia durante uma coletiva de imprensa em Kiev, Ucrânia, 10 de janeiro de 2020. - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2023
Nos siga no
O embaixador da Ucrânia em Londres, Vadim Pristaiko, admitiu que o tema do conflito na Ucrânia está desaparecendo das primeiras páginas da mídia mundial.

"Obviamente, a novidade do conflito na Ucrânia está desaparecendo. O apoio ainda existe, mas não estamos nas primeiras páginas dos noticiários diários como costumávamos estar, porque há muitas outras tragédias acontecendo no mundo. Entendemos como isso funciona. É a realidade", disse ele no canal de TV Sky News.

Operação especial na Ucrânia

Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação militar especial com a tarefa de "proteger as pessoas que foram submetidas a abusos e genocídio pelo regime de Kiev durante oito anos".
Para atingir esse objetivo, de acordo com Putin, a Rússia planeja "desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia" e julgar todos os criminosos de guerra responsáveis por "crimes sangrentos contra civis" em Donbass.
Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2023
Operação militar especial russa
Shoigu: apesar da ajuda militar do Ocidente, Ucrânia perdeu mais de 15 mil homens só em abril
Durante a operação, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte significativa da república de Donetsk, inclusive Mariupol, bem como a região de Kherson, áreas de Zaporozhie perto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia.
De 23 a 27 de setembro, a RPD, a RPL e as regiões de Kherson e Zaporozhie realizaram referendos sobre a adesão à Rússia, com a maioria da população votando a favor.
Em 30 de setembro, durante uma cerimônia no Kremlin, o presidente russo assinou os acordos sobre a integração das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e das regiões de Kherson e Zaporozhie à Rússia.
Após aprovação por ambas as câmaras do parlamento russo, os acordos foram ratificados por Putin no dia 5 de outubro.
Tropas ucranianas em tanques perto de Artyomovsk (Bakhmut, em ucraniano), no leste da Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2023
Panorama internacional
EUA começam a dizer que perda de Artyomovsk pela Ucrânia não significará nada
Moscou tem indicado repetidamente que está pronta para as negociações, mas Kiev legislou uma proibição das mesmas. Vladimir Zelensky disse anteriormente no G20 que não haverá nenhum terceiro acordo de Minsk.
O porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, disse à Sputnik que tais palavras "confirmam absolutamente" o posicionamento de Kiev de indisponibilidade para negociar.
O Ocidente pede constantemente à Rússia para negociar, e Moscou demonstrou sua vontade de o fazer, mas ao mesmo tempo o Ocidente ignora a constante recusa de Kiev em negociar.
Canhão autopropulsado russo Gvozdika atua na região de Kherson, dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2023
Operação militar especial russa
433º dia da operação militar especial nas fronteiras russas
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала