DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Arqueólogos encontram no México notável representação de deus maia vinculado com o poder (FOTO)

© Sputnik / Nataliya Selivyorstova / Acessar o banco de imagensTemplo de Kukulcán na cidade antiga de Chichén Itzá, México
Templo de Kukulcán na cidade antiga de Chichén Itzá, México - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2023
Nos siga no
Encontrou-se como parte de uma urna, cuja tampa é rematada com uma cabeça desta divindade pré-hispânica, vinculada com o poder, a abundância e a prosperidade.
Até o momento, poucas representações tridimensionais deste nume são conhecidas, procedentes de Tikal, Guatemala, destacou o diretor-geral do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México, Diego Prieto Hernández.
Uma representação do deus maia K'awiil, vinculado com o raio, a força e o poder, entre outros atributos, foi descoberta por pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História, instância da Secretaria de Cultura Federal, durante os trabalhos de salvamento arqueológico que se realizam no Trecho 7 do projeto Trem Maia, o qual vai de Bacalar, em Quintana Roo, até Escárcega, em Campeche.
© Foto / Centro INAH CampecheArqueólogos descobrem uma notável representação do deus K'awiil em escavações do Trecho 7 do Trem Maia
Arqueólogos descobrem uma notável representação do deus K'awiil em escavações do Trecho 7 do Trem Maia - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2023
Arqueólogos descobrem uma notável representação do deus K'awiil em escavações do Trecho 7 do Trem Maia
O antropólogo detalhou que a representação dessa divindade pré-hispânica foi encontrada como parte de uma urna, em cujo corpo é mostrado o rosto de uma divindade, possivelmente solar, e na tampa a cabeça do deus K'awiil.

"É muito importante esta descoberta, porque há poucas representações destacadas do deus K'awill; até o momento, só conhecemos três em Tikal, Guatemala, e esta é uma das primeiras que aparece em território mexicano", destacou Prieto Hernández.

Esta divindade, disse ele, é representada em pinturas, machados votivos e relevos, bem como no códice Dresden e Maia do México, anteriormente chamado Grolier, e não é frequente que apareça como figura em três dimensões.

"Todo este trabalho deve levar à análise da vasta informação, à elaboração de relatórios acadêmicos e a um grande simpósio internacional de pesquisa sobre a civilização maia, o qual será organizado para este ano", anunciou ele.

O templo de Kukulcán em Chichén Itzá, um dos mais importantes complexos arqueológicos maias do México - Sputnik Brasil, 1920, 11.04.2023
Ciência e sociedade
Arqueólogos encontram disco com hieróglifos em Chichén Itzá que pode mudar história dos maias (FOTO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала