DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Mercado acredita que 25% das empresas no mundo esperam cortes de empregos em função da IA

© Depositphotos.com / SdecoretInteligência artificial (imagem ilustrativa)
Inteligência artificial (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 01.05.2023
Nos siga no
De acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial, as expectativas de impacto da IA no mercado de trabalho podem resultar no desaparecimento de 26 milhões de empregos.
A inteligência artificial (IA) e a digitalização estão acelerando a demanda por especialistas em tecnologia e segurança cibernética, mas ao mesmo tempo aumentando o declínio do trabalho de colarinho branco, que nos próximos cinco anos vai causar mudanças nos mercados de trabalho globalmente, diz um relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial nesta segunda-feira (1º).
O documento reúne as perspectivas de 803 empresas que juntas empregam mais de 11,3 milhões de trabalhadores em 45 economias de todas as regiões do mundo. Desses, 75% esperam adotar tecnologias de IA nos próximos cinco anos para trabalhos administrativos e de manutenção de registros, como caixas, balconistas, entrada de dados e contabilidade.
"Dado que atualmente são ocupações populares, essas expectativas podem resultar em uma diminuição de 26 milhões de empregos globalmente", diz o relatório, que indica que 25% das empresas questionadas esperam que o desenvolvimento da IA gere perdas de empregos.
Por outro lado, 50% das organizações pesquisadas esperam que a IA impulsione o crescimento do emprego, especialmente para ocupações relacionadas à tecnologia. Ao mesmo tempo, o documento enfatiza que a IA atualmente representa menos ameaça às perspectivas de emprego do que outros fatores macroeconômicos, como crescimento econômico mais lento, escassez de oferta e inflação.
Inteligência artificial (IA) - Sputnik Brasil, 1920, 30.04.2023
Panorama internacional
Países do G7 defendem a criação de parâmetros para criação de governança global da IA
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала