- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Irã pronto para reforçar exercícios com a China para desafiar mundo unipolar dos EUA', diz ministro

© AP Photo / Vahid SalemiO ministro da Defesa iraniano, general Mohammad Reza Gharaei Ashtiani, fala durante uma coletiva de imprensa em Teerã, Irã, segunda-feira, 6 de março de 2023
O ministro da Defesa iraniano, general Mohammad Reza Gharaei Ashtiani, fala durante uma coletiva de imprensa em Teerã, Irã, segunda-feira, 6 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.04.2023
Nos siga no
Advertindo contra as políticas norte-americanas geradoras de crises na Europa Oriental e na Ásia Ocidental, o ministro da Defesa iraniano descreveu as políticas dos EUA como uma ameaça comum ao Irã e à China.
O Irã saúda a expansão de exercícios militares conjuntos com a China e acredita que tais exercícios ajudarão a neutralizar a ameaça representada a ambas as nações pelo unilateralismo liderado pelos Estados Unidos, disse o ministro da Defesa iraniano, Mohammad Reza Ashtiani.
A declaração do ministro aconteceu à margem da reunião dos ministros da Defesa da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), reunião realizada em Nova Deli ontem (28) e hoje (29) segundo a agência Mehr.
"A situação regional e internacional está mudando e, como resultado, a expansão das relações entre o Irã e a China se tornou mais importante do que no passado", disse Ashtiani, expressando a disposição iraniana de fortalecer sua defesa e cooperação militar com Pequim e outros membros da organização.
O chefe da Defesa iraniana também afirmou que os Estados Unidos estão atrás de criar crise e tensão na Europa Oriental e na região da Ásia Ocidental, acrescentando que as políticas norte-americanas são uma ameaça comum ao Irã e à China, dois países que são contra um mundo unipolar.
© AP Photo / Manish SwarupMinistros da Defesa de países-membros da Organização de Cooperação de Xangai posam para uma fotografia antes do início da reunião em Nova Deli, Índia, 28 de abril de 2023
Ministros da Defesa de países-membros da Organização de Cooperação de Xangai posam para uma fotografia antes do início da reunião em Nova Deli, Índia, 28 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.04.2023
Ministros da Defesa de países-membros da Organização de Cooperação de Xangai posam para uma fotografia antes do início da reunião em Nova Deli, Índia, 28 de abril de 2023
Afirmando que o Irã e a China têm uma compreensão correta das condições regionais e internacionais, ele disse que os dois países sempre tentaram impedir a concretização das abordagens unilateralistas do Ocidente em relação às nações independentes.
Do lado chinês, o ministro da Defesa, Li Shangfu, disse que a abordagem de Pequim nas relações com Teerã é profunda e de longo prazo.
"O Irã e a China têm confiança estratégica mútua e ambos querem independência e o fim da situação existente", disse ele.
Apreciando as posições de princípio de Teerã sobre as questões macro e internacionais da China, bem como os interesses dos dois países, Li disse que as duas nações "têm uma cooperação sincera e eficaz contra a dominação de alguns países".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала