- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: intenção de Biden de ser reeleito reflete declínio do poder dos EUA

© AP Photo / J. Scott ApplewhiteCapitólio em Washington, EUA, 15 de março de 2023
Capitólio em Washington, EUA, 15 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.04.2023
Nos siga no
A intenção do presidente dos EUA, Joe Biden, de ser reeleito no próximo ano mostra que a política norte-americana se entrincheirou e é evidência do declínio do poder global estadunidense, diz o jornal chinês Global Times.
Ontem (25), Joe Biden anunciou oficialmente que concorreria à presidência em 2024. O ex-presidente Donald Trump já havia impulsionado candidatura.
Como afirmado no Global Times, a possível repetição da rivalidade de Biden e Trump em uma situação em que ambos os políticos enfrentam críticas "demonstra a incapacidade de resolver os problemas enfrentados pelo país" e indica seu "declínio".

"A possível continuação da rivalidade de Biden com Trump mostra a ossificação, rigidez da política americana. Essa tendência mostra o rápido declínio do poder americano em escala global", diz Li Haidong, professor da Universidade de Relações Exteriores da China, em Pequim.

Segundo o especialista, hoje os Estados Unidos enfrentam sérios problemas internos e externos, e é necessária uma nova cara para resolver esses problemas.
A publicação observa que Biden fez muitas promessas quando assumiu o cargo, desde restaurar as relações com aliados e superar as diferenças políticas e culturais até melhorar a economia.

"No entanto, à medida que seu termo se aproxima do fim, as fissuras estão se aprofundando na sociedade americana e seus aliados transatlânticos estão buscando 'autonomia estratégica' na esteira das constantes tentativas de Washington de sacrificar seus aliados para conter a China", escreve o jornal.

Segundo Li Haidong, os políticos americanos vão aumentar as taxas sobre a China à medida que as eleições se aproximam.

"A eleição muitas vezes se transforma em uma espiral perigosa sobre quem é mais duro com a China", disse ele.

O especialista acredita que os EUA devem buscar cooperação com a China para estimular sua economia, mas sua "política pré-eleitoral tóxica" é reduzida apenas a "criar inimigos imaginários para ganhar votos".
O presidente Joe Biden fala durante uma entrevista coletiva com o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau em Ottawa, Canadá, 24 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.04.2023
Panorama internacional
Especialista: reeleição de Biden como presidente dos EUA pode exacerbar a instabilidade global
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала