- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Coreia do Sul está pronta para abrir mão de armas nucleares pela promessa de segurança dos EUA?

© AP Photo / Escritório presidencial da Coreia do SulYoon Suk-yeol, presidente sul-coreano, discursa durante mensagem de Ano Novo ao país no escritório presidencial em Seul, Coreia do Sul, 1º de janeiro de 2023
Yoon Suk-yeol, presidente sul-coreano, discursa durante mensagem de Ano Novo ao país no escritório presidencial em Seul, Coreia do Sul, 1º de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.04.2023
Nos siga no
Anteriormente, a primeira visita oficial do presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol aos Estados Unidos acabou. Durante a visita, Yoon Suk-yeol e o presidente americano, Joe Biden, realizaram conversas que resultaram em uma declaração conjunta, que os dois lados chamam de Declaração de Washington.
Contrária a expectativas de muitos analistas ocidentais, a declaração nem da China nem da Ucrânia. Mas essa visita ocorreu no contexto de sérias preocupações da República da Coreia sobre o rápido desenvolvimento de mísseis e potencial nuclear da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), a vizinha do Norte.
Portanto, o documento registra a prontidão dos Estados Unidos para mobilizar toda a gama de suas capacidades militares, incluindo capacidades nucleares, para proteger seu aliado de um vizinho conturbado.
O presidente Joe Biden confirmou que um ataque nuclear da RPDC à Coreia do Sul receberia uma "resposta rápida, decisiva e esmagadora". Ao mesmo tempo, os EUA não vão implantar armas nucleares na península coreana, mas os portos sul-coreanos serão visitados periodicamente por submarinos nucleares americanos.
Administração Biden deu à visita o status mais alto possível e enfatizou a atenção. E não é apenas no 70º aniversário da aliança bilateral, disse em entrevista à Sputnik o chefe do departamento de estudos orientais da Coreia e da Mongólia, Aleksandr Vorontsov.

"Diante dos sucessos óbvios do programa de mísseis da RPDC, na República da Coreia estão crescendo os temores pela segurança do país. Neste contexto, campanhas para a posse de armas nucleares na Coreia do Sul estão se desenvolvendo ativamente. A opinião pública no país tendeu nessa direção antes, e recentemente o nível de apoio a essas campanhas se tornou muito alto", observou o especialista.

Aleksandr Vorontsov relembrou que, em janeiro deste ano, Yoon Suk-yeol anunciou publicamente pela primeira vez que Coreia do Sul considera a criação de suas próprias armas nucleares como uma opção. O governo sul-coreano ficou alarmado com a falta de uma resposta clara dos EUA.
E a questão era: ou construir suas armas nucleares ou convencer os EUA a reimplantar armas nucleares em território sul-coreano. Note-se que as armas nucleares táticas americanas já estiveram estacionadas na Coreia do Sul, mas foram retiradas sob George W. Bush.

"Os EUA também não queriam, porque a nuclearização da península coreana poderia desencadear uma reação em cadeia no Japão, Taiwan etc. É por isso que os americanos conseguiram o que Yoon afirmou seu compromisso com a não proliferação nuclear. E o importante é que esteja incluído na declaração", disse Vorontsov.

Segundo o especialista, a expansão da dissuasão nuclear, a presença permanente de armas estratégicas americanas na península coreana, decisões conjuntas em caso de ameaça nuclear e cooperação neste contexto podem ser consideradas uma compensação pela República da Coreia não desenvolver suas armas nucleares. Embora por parte dos "falcões" sul-coreanos causará descontentamento que seus planos nucleares sejam abandonados.
Ao mesmo tempo, Vorontsov estava cético em relação ao último parágrafo da declaração, que diz que dois presidentes pretendem prosseguir o diálogo e a diplomacia com a RPDC sem condições prévias como meio de avançar para o objetivo comum de alcançar a desnuclearização completa da península coreana.

"Eles dizem que estão prontos para negociar sem pré-condições, com a pré-condição já incluída nesta fórmula, ou seja, desnuclearização. Não redução, não a doutrina nuclear do Norte, mas completo desarmamento nuclear. E isso é inaceitável para a Coreia do Norte, por isso não há negociações reais com a RPDC."

Em uma coletiva de imprensa conjunta após a reunião que ocorreu em 26 de abril, o presidente Biden expressou a sua satisfação com o trabalho conjunto da República da Coreia e dos EUA, inclusive através da cooperação triangular com o Japão.
As partes também concordaram em expandir os intercâmbios de estudantes, bem como fortalecer a cooperação nas áreas de segurança econômica, espaço, ciência quântica, ciberespaço e investimento mútuo na produção de semicondutores, veículos elétricos e baterias.
O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, ouve enquanto o presidente Joe Biden fala durante uma coletiva de imprensa no Rose Garden da Casa Branca na quarta-feira, 26 de abril de 2023, em Washington - Sputnik Brasil, 1920, 26.04.2023
Panorama internacional
Biden diz que ataque nuclear da Coreia do Norte contra EUA e aliados resultará no fim do governo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала