- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Comércio bilateral entre Tailândia e China se livra do dólar e deve acontecer em moedas nacionais

© Sputnik / Nina ZotinaCédulas e moedas de yuan
Cédulas e moedas de yuan - Sputnik Brasil, 1920, 27.04.2023
Nos siga no
No mês de maio, os bancos centrais dos dois países devem realizar uma reunião para acertar os detalhes sobre como as operações devem ocorrer, informa a imprensa tailandesa.
O Banco da Tailândia está em negociações com o Banco do Povo da China para promover o uso de moedas nacionais em transações comerciais entre empresas dos dois países, informa o Bangkok Post, citando o presidente do regulador tailandês, Sethaput Suthiwartnarueput.
O chefe da autoridade monetária tailandesa disse que os bancos centrais devem realizar uma reunião já no mês de maio.
Ambos os países realizam transações em suas moedas nacionais há vários anos. Em 2021, eles renovaram um acordo de troca baht-yuan com o objetivo de impulsionar o comércio e o investimento nas duas moedas, além de fortalecer a cooperação financeira bilateral.
Atualmente, a Tailândia precisa urgentemente de acordos mútuos em moedas nacionais devido à flutuação do baht em relação ao dólar americano, causada pela política monetária do Federal Reserve dos EUA e pela incerteza econômica global que afetou o comércio exterior de Nação do Sudeste Asiático.
Diante desse cenário, Bangkok também está cooperando com o Ministério das Finanças do Japão, o Banco Central da Malásia e o Banco da Indonésia para promover o uso de moedas nacionais no comércio, investimento e pagamentos no setor privado.
O presidente dos EUA Joe Biden se encontra com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva no Salão Oval da Casa Branca em Washington, DC, em 10 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.04.2023
Panorama internacional
Mais do que Ucrânia, maior receio dos EUA com Brasil é seu propósito de desdolarização, diz Korybko
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала