- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Coreia do Sul e EUA tentam reafirmar laços 'irredutíveis' em meio a vazamentos do Pentágono

© AP PhotoO líder sul-coreano, Yoon Suk-yeol, e o presidente americano, Joe Biden, durante a cerimônia de colocação de grinaldas no Memorial da Guerra da Coreia
O líder sul-coreano, Yoon Suk-yeol, e o presidente americano, Joe Biden, durante a cerimônia de colocação de grinaldas no Memorial da Guerra da Coreia - Sputnik Brasil, 1920, 26.04.2023
Nos siga no
Washington estendeu o tapete vermelho para Yoon Suk-yeol na terça-feira (25), com a primeira etapa da visita do presidente sul-coreano levando-o ao Goddard Space Flight Center da NASA acompanhado pela vice-presidente Kamala Harris.
No entanto, o suposto vazamento do Pentágono expondo os EUA espionando aliados deverá lançar uma sombra no itinerário mais formal.
Cronometrada para um ano simbólico comemorativo do 70º aniversário do estabelecimento da aliança EUA-Coreia do Sul, especificamente o Tratado de Defesa Mútua de 1953, o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol começou uma visita oficial de seis dias aos EUA em 25 de abril.
No entanto, a primeira visita de Estado aos Estados Unidos por um líder sul-coreano em cerca de 12 anos vem em meio ao constrangimento desencadeado pelos recentes vazamentos do Pentágono, com Washington não economizando em pompa e circunstância para conter os danos da aparente espionagem sobre aliados.
O primeiro dia da visita incluiu um passeio pelo Goddard Space Flight Center na companhia da vice-presidente Kamala Harris, antes do qual os dois países assinaram uma declaração conjunta sobre cooperação em comunicações e navegação espaciais.
De acordo com o líder sul-coreano, sua ação conjunta "servirá como um trampolim para levar a cooperação espacial entre nossos dois aliados para o próximo nível de uma aliança espacial". No início do dia, a General Motors e a Samsung SDI da Coreia do Sul revelaram um acordo para construir uma fábrica de células de baterias para veículos elétricos nos EUA, no valor de US$ 3 bilhões (R$ 15,16 bilhões).
O dia terminou com uma cerimônia de colocação de grinaldas no Memorial da Guerra da Coreia, onde Yoon e sua esposa foram acompanhados pelo presidente dos EUA, Joe Biden, e pela primeira-dama, Jill Biden.

'Grandes resultados'

No entanto, deixando os empreendimentos econômicos e formalidades de lado, os EUA insinuaram que "grandes resultados" seriam anunciados durante a etapa formal da visita na quarta-feira (26), quando o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol visitará a Casa Branca para se encontrar com o presidente Joe Biden.
A reunião bilateral da tarde deve ser seguida por uma coletiva de imprensa conjunta no Jardim das Rosas da Casa Branca, de acordo com a programação oficial. Os líderes do Congresso também convidaram Yoon Suk-yeol para discursar em uma reunião conjunta do Congresso em 27 de abril.

"Essa visita, é claro, também ocorre um momento crítico, à medida que a Coreia do Norte continua a desenvolver suas capacidades nucleares e de mísseis. Os dois líderes terão a chance de se consultarem em detalhe sobre isso", disse o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, a repórteres na segunda-feira (24).

Ele acrescentou que o presidente Biden "reforçaria e aumentaria nossos compromissos de dissuasão alargada à Coreia do Sul em relação à ameaça que a RPDC [Coreia do Norte] representa".
Na verdade, a visita ocorre quando a Coreia do Norte vem avançando em seu programa de armas nucleares, destacado por um teste recente do míssil balístico intercontinental de combustível sólido Hwansong-18.
Chip. (Facebook é rede social proibida na Rússia por extremismo) - Sputnik Brasil, 1920, 24.04.2023
Panorama internacional
EUA teriam pedido à Coreia do Sul que não preencha vazio na China se Micron for banida
O homólogo sul-coreano de Sullivan, Kim Tae-hyo, expressou antes da viagem de Yoon urgência em tomar medidas para impulsionar o guarda-chuva nuclear defensivo, dizendo que as expectativas para a dissuasão alargada têm sido "grandes."

"Há várias coisas que foram realizadas no último ano em termos de compartilhamento de informações, planejamento e execução. Precisamos tomar medidas para organizar essas coisas para que possam ser facilmente compreendidas por qualquer pessoa em um quadro geral, como isso é implementado e desenvolvido", disse o assessor sul-coreano aos repórteres.

Vazamentos do Pentágono

Além disso, os presidentes da Coreia do Sul e dos EUA também devem discutir a situação na Ucrânia, com os recentes vazamentos de documentos secretos do Pentágono, revelando que a inteligência dos EUA espionou aliados como Seul, ofuscando o encontro.
O conflito na Ucrânia emergiu como um assunto controverso entre os dois países, dada a relutância da Coreia do Sul em se alinhar com a intenção de Washington de canalizar continuamente armas para apoiar o regime de Kiev.
Um funcionário da presidência sul-coreana disse na semana passada que Seul não está fornecendo armas à Ucrânia em prol da estabilidade nas relações com a Rússia. Quando Yoon chegou a Washington na terça-feira (25), uma autoridade presidencial sul-coreana disse aos repórteres que a Ucrânia pode ser discutida durante a reunião, mas apenas como uma "questão global".
Em uma referência aos "vazamentos de inteligência", Yoon, em uma entrevista em 25 de abril, afirmou que os recentes vazamentos do Pentágono não afetarão a "confiança" entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul.
Os documentos militares altamente confidenciais dos EUA vazados mostraram como a Coreia do Sul estava lutando para equilibrar a pressão de seus aliados ocidentais para ajudar a Ucrânia a obter ajuda militar com sua própria política de ficar fora do conflito.
Os arquivos secretos do Pentágono vazados on-line nas últimas semanas forneceram detalhes sensíveis sobre uma série de tópicos de segurança, incluindo a Ucrânia, a China e o Oriente Médio, bem como a suposta espionagem dos EUA sobre autoridades de países aliados.
Desde que Moscou iniciou sua operação militar especial na Ucrânia em fevereiro passado, os países ocidentais têm fornecido a Kiev vários tipos de sistemas de armas, incluindo mísseis de defesa antiaérea, sistemas de lançamento múltiplo de foguetes, tanques, artilharia autopropulsada e armas antiaéreas. Moscou alertou Seul, um grande Estado produtor de munição, que o envio de assistência militar à Ucrânia terá um impacto negativo nas relações russo-sul-coreanas.
O presidente Joe Biden fala durante uma entrevista coletiva com o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau em Ottawa, Canadá, 24 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.04.2023
Panorama internacional
Especialista: reeleição de Biden como presidente dos EUA pode exacerbar a instabilidade global
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала