DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Paleontólogos descobrem na Coreia do Sul ovos de tartaruga de 110 milhões de anos (FOTOS)

© Foto / Tamsin Baker / Pixabay Ovos de dinossauro
Ovos de dinossauro - Sputnik Brasil, 1920, 25.04.2023
Nos siga no
Paleontólogos encontraram uma ninhada de ovos de tartaruga fossilizados do Cretáceo Inferior, na formação geológica Hasandong, na Coreia do Sul.
"Desde a primeira identificação de ovos de dinossauros da Mongólia, a Ásia Oriental tem sido o local de enorme registro de ovos fósseis", disse o doutor Seung Choi, do Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Vertebrados da Academia Chinesa de Ciências.
Os ovos de tartaruga recém-descobertos datam de 110 milhões de anos (início do período Cretáceo). A ninhada contém pelo menos 20 ovos esféricos e elipsoidais de cerca de 17 a 21 mm de diâmetro, tendo as cascas uma espessura de 0,27 a 0,31 mm.

"No entanto, ovos fósseis de ninhadas que não sejam de dinossauros não aviários são raros. Os ovos de tartaruga não são exceção e há apenas alguns relatórios confiáveis da Ásia Oriental, incluindo ovos do Cretáceo da Mongólia, China e Japão", aponta a equipe científica.

© Foto / CC BY-NC-ND 4.0 / FIGURE 2Ninhada e casca de ovos da tartaruga da espécie Testudoolithus aff. curiosa que habitou há cerca de 110 milhões de anos
Ninhada e casca de ovos da tartaruga da espécie Testudoolithus aff. curiosa que habitou há cerca de 110 milhões de anos
 - Sputnik Brasil, 1920, 25.04.2023
Ninhada e casca de ovos da tartaruga da espécie Testudoolithus aff. curiosa que habitou há cerca de 110 milhões de anos
"Ainda há uma grande lacuna de conhecimento no registro fóssil de ovos de tartarugas do Leste Asiático e novas descobertas poderiam lançar luz sobre a história reprodutiva das tartarugas", acrescentam os paleontólogos.
Os ovos pertencem à espécie Testudoolithus aff. curiosa, dona do menor tamanho de ovo registrado dentro de seu gênero. Os pesquisadores também separaram dois ovos da ninhada e os cortaram para revelar seções radiais das cascas.
Os espécimes foram retirados de um fragmento rochoso da formação Hasandong Superior, na periferia noroeste da cidade de Jinju, província de Gyeongsang do Sul, Coreia do Sul. Os resultados do estudo foram publicados na revistra científica Journal of Vertebrate Paleontology.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала