- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Inflação em países desenvolvidos estimula conversão para outras moedas, aponta especialista

CC BY 2.0 / Flickr.com / Images Money / Cédulas de dólar americano e euro (imagem de referência)
Cédulas de dólar americano e euro (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 25.04.2023
Nos siga no
As transações em moedas dos países economicamente desenvolvidos estão se tornando menos atraentes também devido à contínua alta inflação lá, compartilhou sua opinião com à Sputnik o especialista em mercado de ações da BCS Mundo de Investimentos Yevgeny Kalyanov.
Anteriormente, o ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, declarou que mais de 70% dos pagamentos no comércio entre a Rússia e a China já são feitos em suas moedas nacionais. O chefe do Ministério das Finanças acrescentou que ainda há um ano ou dois esse indicador era de 30%.
"A inflação nos países desenvolvidos está forçando os outros países a pagar em moedas nacionais", diz Kalyanov.

"À medida que a dívida dos emissores de moedas nacionais ocidentais cresce em relação ao produto interno bruto [PIB], suas moedas perdem atratividade. Além disso, outro motor da transição para transações em moedas nacionais é a alta demanda por matérias-primas. As mercadorias se tornam respaldo do dinheiro, substituindo as reservas de ouro. Alguns pagamentos por petróleo e gás já estão sendo feitos em moedas nacionais, e esses são os bens mais importantes no processo de desdolarização", acrescentou.

Para a Rússia, o uso de "moedas regionais fortes" é interessante, e o melhor exemplo aqui é o yuan, diz Kalyanov.
As sanções internacionais causam dificuldades à cooperação empresarial com a China. É necessário aumentar a coordenação entre os países e suas empresas, a fim de eliminar as dificuldades nas transações comerciais, e para as transações é necessário criar um banco de compensação para operações em yuans no território da Rússia, sugere.
Notas yuan e dólares dos EUA são vistos em uma mesa em Yichang, província de Hubei, na China central em 14 de agosto de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 30.03.2023
Panorama internacional
Uso do yuan em transações de petróleo e gás afeta negativamente o status do dólar, opina analista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала