- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Hungria não concordará nem mesmo com sanções parciais contra energia nuclear russa, diz MRE do país

© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da RússiaMinistro das Relações Exteriores húngaro, Peter Szijjarto, durante coletiva de imprensa após reunião com o seu homólogo russo, Sergei Lavrov, em Moscou. Rússia, 21 de julho de 2022
Ministro das Relações Exteriores húngaro, Peter Szijjarto, durante coletiva de imprensa após reunião com o seu homólogo russo, Sergei Lavrov, em Moscou. Rússia, 21 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.04.2023
Nos siga no
A Hungria não concorda sequer com sanções parciais contra a Rússia no setor de energia nuclear, como foi sugerido pelos Estados Bálticos, disse o ministro das Relações Exteriores húngaro Peter Szijjarto.
O ministro das Relações Exteriores da Lituânia, Gabrielius Landsbergis, sugeriu anteriormente que devem ser impostas sanções em etapas contra a Corporação Estatal de Energia Nuclear Rosatom ou contra a Rússia no setor de energia nuclear.
Ao mesmo tempo, sugeriu dois anos para completar os contratos, inclusive para a construção de novas unidades geradoras da usina nuclear de Paksi na Hungria.

"Se houvesse uma decisão sobre sanções nucleares, isso significaria que a segurança do fornecimento de energia para um Estado-membro da UE, a Hungria, se tornaria especificamente impossível no período seguinte [...] Meus colegas bálticos me perguntaram se seria possível introduzir sanções contra o setor de energia nuclear [russo] – não, não seria possível. Só um pouco também não é possível", disse Szijjarto.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, fala durante uma coletiva de imprensa após esta reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, na residência do primeiro-ministro em Budapeste, Hungria - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2023
Panorama internacional
'Ucrânia é um país financeiramente inexistente', diz premiê da Hungria
Segundo o ministro, "é bastante claro que, nesse caso, qualquer um que queira colocar em risco o abastecimento energético da Hungria se encontrará em uma situação da qual se aproveitará".
Szijjarto lembrou que o governo alemão não dá permissão à Siemens para fornecer equipamentos para a construção da usina nuclear Paksi 2, embora não haja sanções contra a energia nuclear russa.
A Rússia declarou repetidamente que o país lida com a pressão das sanções impostas pelo Ocidente desde há vários anos.
Moscou observou que ao Ocidente falta coragem para admitir o fracasso das sanções contra a Rússia. No próprio Ocidente têm repetidamente soado argumentos que as sanções são ineficazes.
Guardas de honra húngaros içam a bandeira nacional em frente ao edifício do Parlamento, em Budapeste. Hungria, 15 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.04.2023
Panorama internacional
Hungria diz que não mudará sua posição sobre conflito na Ucrânia sob pressão dos EUA
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала