- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China tem vantagem sobre EUA em termos de influência no Sudeste Asiático, diz think tank

© AFP 2023 / ADAM WARZAWA / PAPNavios chineses Qiandaohu e Yiyang entram no porto de Gdynia, Polônia, outubro de 2015
Navios chineses Qiandaohu e Yiyang entram no porto de Gdynia, Polônia, outubro de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 24.04.2023
Nos siga no
A China tem vantagem sobre os Estados Unidos em termos de influência no Sudeste Asiático, de acordo com um relatório publicado pelo Instituto Lowy, um think tank de pesquisa independente na Austrália.
Em seu relatório é analisada a situação na região e as consequências da crescente tensão entre os EUA e a China. Os pesquisadores enfatizaram que o Sudeste Asiático é um território de importância estratégica tanto para a China como para os EUA, mas nos últimos anos a rivalidade intensificou uma vez que o "crescimento econômico e militar da China desafia a ordem dos EUA".
"Desde 2018, a China aumentou sua vantagem sobre os Estados Unidos em termos de influência geral no Sudeste Asiático […] A influência da China é mais forte no Laos, Camboja e Mianmar, onde ela tem uma grande vantagem geográfica e econômica sobre os EUA. Os Estados Unidos, por outro lado, mantêm um nível mais alto de influência do que a China nas Filipinas e Cingapura, onde têm laços culturais e de defesa mais estreitos", diz o relatório.
Destaca-se que a Tailândia, que anteriormente dava preferência a Washington, "nos últimos anos tem se deslocado para o lado da China".
O relatório conclui que a rivalidade entre a China e os EUA no Sudeste Asiático provavelmente se intensificará nos próximos anos, "à medida que ambos os países buscam promover seus interesses e valores na região".
Logo do Fundo Monetário Internacional (FMI) - Sputnik Brasil, 1920, 17.04.2023
Panorama internacional
China será principal fonte de crescimento mundial, papel do BRICS aumentará, prevê FMI
Anteriormente, alguns legisladores norte-americanos criticaram a política de Joe Biden por fazer o Brasil, Emirados Árabes Unidos, Irã e Arábia Saudita se afastarem da esfera de influência dos EUA.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала