- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia e China seguirão transacionando recursos energéticos em moedas nacionais, diz vice-premiê

© Sputnik / Serviço de imprensa do governo da Federação da RússiaAleksandr Novak, vice-primeiro-ministro russo, fala durante 16ª reunião da Comissão Intergovernamental Russo-Iraniana de Cooperação Comercial e Econômica em Grozny, República da Chechênia, Rússia, foto publicada em 1º de novembro de 2022
Aleksandr Novak, vice-primeiro-ministro russo, fala durante 16ª reunião da Comissão Intergovernamental Russo-Iraniana de Cooperação Comercial e Econômica em Grozny, República da Chechênia, Rússia, foto publicada em 1º de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.04.2023
Nos siga no
Aleksandr Novak sublinhou que países como a Rússia e a China continuarão melhorando os acordos de pagamento por produtos energéticos em yuans e rublos.
A Rússia continuará executando seus pagamentos de produtos energéticos em moedas nacionais, disse Aleksandr Novak, vice-primeiro-ministro russo, em uma entrevista ao canal russo Rossiya 24.
"A tendência tem mudado muito com o menor uso do dólar ou do euro. Dados os problemas atuais no pagamento com essas moedas, na verdade estamos mudando para as moedas nacionais em nossas operações. O yuan está em demanda aqui, o rublo está em demanda. Esta tendência vai continuar", constatou ele.
De acordo com o vice-premiê, a China agora usa o yuan para pagar o gás e parcialmente o petróleo importado da Rússia, e os pagamentos também são feitos em rublos.
Ilustração fotográfica mostra notas chinesas de 100 yuans e notas de um dólar americano em Pequim, 6 de janeiro de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 17.04.2023
Panorama internacional
Desdolarização inevitável: quais países estão se afastando do dólar americano?
"Continuaremos melhorando estes acordos bilaterais em moedas nacionais", acrescentou Novak.
De acordo com o Banco Central da Rússia, em 2022 a cota-parte do dólar e do euro nos contratos de exportação russos caiu de 87% para 48%, ficando pela primeira vez desde 2013 abaixo da marca dos 50%. Ao mesmo tempo, as cotas-partes do rublo e do yuan aumentaram significativamente, para 34% e 16%, respectivamente. Em 2013, a moeda russa representava 10,2% e a chinesa, apenas 0,5%.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала