- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Prisioneiros de Guantánamo mostram 'sintomas de envelhecimento acelerado', diz Cruz Vermelha

© AP Photo / Alex BrandonBandeira tremula em homenagem a militares dos EUA e outras vítimas mortas no ataque terrorista em Cabul, Afeganistão, na Marine Corps Security Force Company, Base Naval da Baía de Guantánamo, Cuba, 27 de agosto de 2021
Bandeira tremula em homenagem a militares dos EUA e outras vítimas mortas no ataque terrorista em Cabul, Afeganistão, na Marine Corps Security Force Company, Base Naval da Baía de Guantánamo, Cuba, 27 de agosto de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 23.04.2023
Nos siga no
Um funcionário do Comitê Internacional da Cruz Vermelha viu más condições entre os prisioneiros no Campo de Detenção da Baía de Guantánamo, e chamou os EUA a melhorar a situação.
Reclusos que estão presos há anos na prisão norte-americana de Guantánamo em Cuba estão mostrando sinais de "envelhecimento acelerado", advertiu na sexta-feira (21) um alto funcionário do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
"Estamos pedindo à administração e ao Congresso dos EUA que trabalhem juntos para encontrar soluções adequadas e sustentáveis para tratar destas questões", disse Patrick Hamilton, chefe da delegação do CICV para os EUA e o Canadá, citado pela agência britânica Reuters.
"As ações devem ser tomadas com prioridade", sugeriu.
Em março Hamilton vistoriou as instalações da prisão, 20 anos após sua última visita. Ele disse ter ficado "impressionado com a forma como aqueles que ainda estão detidos hoje estão experimentando os sintomas de envelhecimento acelerado, agravado pelos efeitos cumulativos de suas experiências e anos passados na detenção".
Nesta foto revisada por oficiais militares dos EUA, uma bandeira tremula a meio mastro em homenagem aos militares dos EUA e outras vítimas mortas no ataque terrorista em Cabul, Afeganistão, no Acampamento Justice na Base Naval da Baía de Guantánamo, Cuba, 29 de agosto de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2023
Panorama internacional
Anistia Internacional insta Biden a fechar Guantánamo no 21º aniversário do acampamento
Ele pediu que os prisioneiros recebessem cuidados de saúde mental e física adequados e contato familiar mais frequente.
O Departamento de Defesa dos EUA "está atualmente analisando o relatório", disse um porta-voz do Pentágono, conforme relatado pela Reuters.
O Campo de Detenção da Baía de Guantánamo, criado em 2002 pelo então presidente norte-americano George W. Bush (2001-2009) tem sido criticado como símbolo dos excessos da "Guerra ao Terror" dos EUA por causa dos métodos duros de interrogatório que, segundo os críticos, equivalem à tortura. A administração de Joe Biden disse que quer fechar as instalações, mas não apresentou um plano para isso.
Antes disso, a administração de Barack Obama (2009-2017) prometeu fechar a prisão, mas somente reduziu o número de prisioneiros, enquanto a de Donald Trump (2017-2021) ordenou manter o campo aberto. Atualmente restam 30 prisioneiros no local, com Hamilton instando Washington a resolver o deles e transferir para fora os que são elegíveis.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала