DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

'Anéis de Einstein' finalmente desvendam mistério em torno da matéria escura

© Foto / NASA, ESA, CSA, STScIA NASA informou que o Telescópio James Webb registrou, pela primeira vez em mais de 30 anos, uma imagem nítida do sistema de anéis de Netuno, bem como de sete de suas 14 luas mais conhecidas
A NASA informou que o Telescópio James Webb registrou, pela primeira vez em mais de 30 anos, uma imagem nítida do sistema de anéis de Netuno, bem como de sete de suas 14 luas mais conhecidas - Sputnik Brasil, 1920, 23.04.2023
Nos siga no
Uma equipe internacional de astrofísicos, liderada pela Universidade Hong Kong, China, utilizou a flexão da luz, provocada pelas lentes gravitacionais das galáxias distantes, e os anéis de Einstein para tentar compreender a natureza da matéria escura.
A maior parte da matéria que constitui a massa do Universo é "escura", já que não absorve ou reflete a luz, e somente é detectada por seu efeito gravitacional.
Quase todas as galáxias distantes parecem estar cercadam por um halo desta substância misteriosa que provoca a flexão da luz, criando anéis brilhantes ao redor delas.
Este fenômeno é denominado "anéis de Einstein" pois é explicado por meio da teoria da relatividade geral e pode ser provocado pela matéria escura.
A equipe estudou o sistema HS 0810+2554, onde era possível observar cópias do mesmo objeto de fundo em torno da galáxia de lente em primeiro plano, e obteve anomalias nas imagens das lentes que apenas podiam ser explicadas considerando uma natureza ondulatória da matéria escura.
Saturno - Sputnik Brasil, 1920, 31.03.2023
Ciência e sociedade
Telescópio Hubble encontra anéis de Saturno aquecendo sua atmosfera
Estes resultados, finalmente, inclinaram a balança a favor da teoria que explica a natureza da matéria escura a partir de alguns bósons ultraleves.
Estes bósons, chamados axions, se manifestam como ondas de sua interferência quântica sobre a luz.
Em contraposição, a hipótese alternativa se baseia na natureza discreta da energia escura, sendo partículas extremamente massivas que interagem muito debilmente.
A capacidade dos axions de explicar as anomalias das lentes e outras observações astrofísicas constitui um importante marco. Contudo, isso significa o fim do debate sobre a natureza da matéria escura.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала