- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Portugal e Brasil fecham 13 acordos e Lula anuncia abertura de escritório da APEX em Lisboa

© AP Photo / Patricia de Melo MoreiraO presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (CL) e o primeiro-ministro de Portugal, António Costa (CR), mantêm uma reunião durante a Cimeira Portugal-Brasil realizada no Centro Cultural de Belém em Lisboa, em 22 de abril de 2023
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (CL) e o primeiro-ministro de Portugal, António Costa (CR), mantêm uma reunião durante a Cimeira Portugal-Brasil realizada no Centro Cultural de Belém em Lisboa, em 22 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.04.2023
Nos siga no
Neste sábado (22), o governo Lula assinou com o governo lusitano 13 acordos nas áreas de educação, justiça, energia, ciência e tecnologia, geologia, produção audiovisual, turismo, cinema, saúde e direitos humanos.
Um dos mais importantes é o que prevê a concessão de equivalência aos ensinos fundamental e médio do Brasil aos de Portugal. A medida vai tornar menos burocrático o processo de reconhecimento de diplomas de brasileiros que vão estudar ou trabalhar em Portugal.
Ao mesmo tempo, durante a declaração conjunta com o premiê português, António Costa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu a abertura de um escritório da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em Lisboa, segundo a revista Veja.
As duas autoridades também comentaram sobre os últimos anos das relações entre Brasília e Lisboa. Para Costa, o encontro significou que "viramos uma página". "Depois de sete anos de interrupções, retomamos a Cimeira Luso-Brasileira", comemorou. Lula ressaltou a importância de se fazer política com olho no olho e aperto de mão.
"O Brasil passou quatro anos isolado do mundo. Talvez tenha sido o país mais rejeitado do planeta terra", afirmou o mandatário se referindo aos quatro anos da gestão Bolsonaro, relata a mídia.
O presidente brasileiro Luis Inácio Lula da Silva e o presidente português Marcelo Rebelo de Sousa passando em revista as tropas durante a cerimônia de boas-vindas fora do mosteiro dos Jerônimos do século XVI em Lisboa, 22 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.04.2023
Notícias do Brasil
Em Portugal, Lula nega ter igualado Ucrânia e Rússia por responsabilidade do conflito e pede 3ª via
Na declaração final dos dois países após a reunião de Lula com Costa as partes defenderam o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.
"Os dois chefes de governo reafirmaram a convicção partilhada sobre as vantagens mútuas do acordo entre a União Europeia e o Mercosul, sublinhando o entendimento comum sobre o alcance politicamente estratégico da conclusão do Acordo e do seu enorme potencial no reforço dos laços políticos, econômicos e de cooperação entre as duas regiões", diz o documento.
O texto também lembra que o acordo terá forte impacto nas cadeias de abastecimento de ambos os países e no desenvolvimento sustentável, segundo o jornal O Globo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала