- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Noruega nega relatos de espionagem por navios de pesca russos

© Sputnik / Pavel LvovBandeiras da Rússia e da Noruega durante cerimônia de deposição de uma coroa de flores no monumento do Soldado Russo por parte da delegação norueguesa, representada por veteranos do serviço militar, povoado Mezhdurechie, região de Murmansk, Rússia, 21 de outubro de 2019
Bandeiras da Rússia e da Noruega durante cerimônia de deposição de uma coroa de flores no monumento do Soldado Russo por parte da delegação norueguesa, representada por veteranos do serviço militar, povoado Mezhdurechie, região de Murmansk, Rússia, 21 de outubro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 21.04.2023
Nos siga no
Um estaleiro norueguês em Kirkenes, na fronteira com a Rússia, diz não ter encontrado nenhum equipamento de espionagem a bordo de arrastões russos, ao contrário de declarações recentes, relata a emissora NRK.
Recentemente, NRK publicou uma investigação segundo a qual até 50 navios civis russos podem ser envolvidos em operações de inteligência contra a Noruega – alegadamente com equipamento de espionagem a bordo.

"Rainer Ingebrigtsen conserta navios de pesca russos todos os dias. Até agora ele não encontrou nenhum equipamento suspeito a bordo", diz o artigo da NRK.

F-35 da Força Aérea da Noruega - Sputnik Brasil, 1920, 18.04.2023
Panorama internacional
O que é o 'rumpus'? Centenas de noruegueses processam o Estado por ruído do F-35
Como foi observado, Ingebrigtsen – o principal representante do sindicato no estaleiro Kimek em Kirkenes – diz que os navios de pesca russos são a espinha dorsal das operações do estaleiro.
"Cerca de 80% do nosso faturamento vem de navios de pesca russos", explica ele.
A Usina Nuclear de Olkiluoto, na Finlândia - Sputnik Brasil, 1920, 17.04.2023
Panorama internacional
Finlândia inicia operação de maior reator nuclear da Europa
Nem Ingebrigtsen nem o diretor de Kimek, Greger Mannsverk, encontraram equipamentos suspeitos a bordo de embarcações que foram reparadas ou fizeram manutenção.

"Temos uma ideia bastante boa do que está a bordo e nunca encontramos nada que indique que eles estão envolvidos na coleta de informações [...] Nenhum navio de pesca entra em um porto norueguês sem que a polícia e as Forças Armadas tenham um entendimento completo de quem está a bordo", cita o artigo Mannsverk.

Logotipo da corporação estatal russa Rosatom - Sputnik Brasil, 1920, 17.03.2023
Panorama internacional
União Europeia: com dependência da energia nuclear da Rússia, é muito difícil sancionar a Rosatom
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала