DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

O que se sabe sobre flash no céu sobre Kiev capturado em VÍDEO?

Flash misterioso ilumina os céus de Kiev
Flash misterioso ilumina os céus de Kiev - Sputnik Brasil, 1920, 20.04.2023
Nos siga no
Um misterioso flash de luz apareceu na noite de quarta-feira (19) no céu sobre Kiev e arredores, causando especulações sobre suas origens, com várias teorias sendo lançadas e a NASA negando se tratar da suposta queda de um satélite.
Uma explosão brilhante iluminou o céu no final do dia 19 de abril sobre Kiev e seus bairros vizinhos. A mídia local capturou o misterioso objeto luminoso em vídeo e, minutos depois, um alerta de ataque aéreo soou na região.

Teoria da defesa aérea

Relatos de um flash brilhante no céu sobre Kiev apareceram na quarta-feira por volta das 22h00, horário local (16h00, no horário de Brasília). Pouco depois, uma sirene de ataque aéreo soou na cidade.
O chefe do gabinete do presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, Andrei Yermak, foi às redes sociais para dizer que o brilho foi causado pela defesa aérea ucraniana como parte de sua resposta à operação militar especial da Rússia na Ucrânia.
"Não se preocupe com os OVNIs. É a nossa defesa aérea", ele teria escrito em uma mensagem que foi apagada logo depois.

Satélite extinto da NASA

O chefe da administração militar da cidade de Kiev, general Sergei Popko, estava convencido de que o flash intrigante que iluminou o céu ao redor de Kiev resultou da queda de um satélite espacial da NASA na Terra.
"Por volta das 22h00 [horário local] de 19 de abril, um brilho intenso de um objeto transportado pelo ar foi observado no céu sobre Kiev. De acordo com informações preliminares, esse fenômeno foi o resultado da queda de um satélite espacial da NASA na Terra. Para evitar vítimas devido à queda de detritos, um alerta de ataque aéreo foi anunciado. Os sistemas de defesa aérea não estavam operando no momento", escreveu Popko.
A Força Aérea ucraniana atribuiu o brilho no céu à "queda de um satélite/meteorito" e enfatizou que "no momento não há ameaça de o inimigo lançar um ataque aéreo" na direção de Kiev.
Um dia antes do incidente, a NASA havia emitido um aviso de que seu antigo satélite — o Reuven Ramaty High Energy Solar Spectroscopic Imager (RHESSI) — estava prestes a cair na Terra depois de passar mais de 20 anos em órbita. O dispositivo científico desativado foi lançado em 2002 para estudar explosões solares e ejeções de massa coronal do Sol.
No entanto, depois que as teorias foram avançando e ligando o satélite da NASA com o flash brilhante nos céus acima de Kiev, Rob Margetta, oficial de relações públicas da NASA, disse à Sputnik que o satélite RHESSI da agência permanece em órbita.
"Estamos rastreando um satélite da NASA chamado RHESSI que deve entrar novamente na órbita da Terra nesta noite. No entanto, esse satélite permanece em órbita neste momento. A NASA e o Departamento de Defesa continuam rastreando o RHESSI. Nenhum outro satélite da NASA voltou a entrar na atmosfera hoje cedo", disse Margetta.
Bandeira da Ucrânia em Kiev e Monumento à Pátria Mãe, à direita - Sputnik Brasil, 1920, 20.04.2023
Operação militar especial russa
Misterioso clarão e explosão no céu são registrados após sirenes de alerta aéreo em Kiev (VÍDEOS)

Um meteoro?

Um projeto educacional ucraniano dedicado ao espaço, o Alpha Centauri, foi citado na mídia especulando que o flash ou "bola de fogo" sobre Kiev poderia ter sido um meteoro brilhante. O projeto rejeitou a teoria do satélite da NASA dizendo que Kiev e seus arredores não estavam no caminho da órbita de RHESSI na ocasião.
O Centro de Teste e Controle de Instalações Espaciais Nacionais da Ucrânia disse que às 21h57 (15h57, no horário de Brasília) havia registrado um "evento acústico de alta energia".
"A localização estimada do epicentro da explosão é na região de Kiev. O evento provavelmente está associado à entrada de um corpo cósmico nas camadas densas da atmosfera", disse o centro, acrescentando que as informações seriam avaliadas posteriormente.

OVNI?

Claro, o misterioso fenômeno celestial gerou inúmeras piadas e memes nas redes sociais da Ucrânia, com muitos especulando que o flash deve ter sido um objeto voador não identificado (OVNI).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала