- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA suspendem missões de drones Global Hawk sobre mar Negro, segundo dados de site rastreador

© AP Photo / Northrop Grumman via Marinha dos EUA, Erik HildebrandtDrone Americano RQ-4 Global Hawk (imagem de arquivo)
Drone Americano RQ-4 Global Hawk (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 20.04.2023
Nos siga no
Os Estados Unidos pararam completamente de voar suas aeronaves de vigilância não tripuladas Global Hawk sobre o mar Negro, após o incidente com um drone MQ-9 Reaper nas águas do mar Negro na Crimeia da Rússia, mostraram dados do site de rastreamento Flightradar24 e analisados pela Sputnik.
De acordo com arquivo de trilhas do Flightradar24, a última vez que um drone Global Hawk dos EUA sobrevoou o mar Negro na costa da Crimeia foi em 21 de março. Desde então, aeronaves de vigilância não tripuladas dos EUA baseadas na Sicília italiana não entraram no espaço aéreo sobre o mar Negro.
Antes disso, desde o início da operação militar especial russa na Ucrânia em 24 fevereiro de 2022, os militares dos EUA faziam uma média de oito a dez voos de reconhecimento por mês sobre o mar.
De 21 março a 20 de abril, os drones Global Hawk fizeram apenas três voos da base aérea na Sicília, segundo o site rastreador.
No entanto, esses voos foram feitos dentro dos limites do espaço aéreo romeno a uma distância de 400 quilômetros da Crimeia - fora do alcance dos sistemas de radar dos drones, que são capazes de receber imagens de uma área a um alcance máximo de 20 quilômetros.
Uma fonte familiarizada com o assunto confirmou à Sputnik que a última vez que uma aeronave de vigilância Global Hawk dos EUA sobrevoou o mar Negro ao largo da costa da Crimeia foi em 21 de março.

"Após o incidente com o drone americano Reaper, que caiu nas águas do mar Negro em 14 de março, o Global Hawk fez apenas mais dois voos sobre o mar Negro - em 17 de março e 21 de março - ambos a uma distância não mais de 140 quilômetros da costa sul da Crimeia", disseram as fontes.

De acordo com o interlocutor da agência, o comando americano considerou que outros voos da área eram inadequados.

"Por um lado, a quantidade de informações recebidas por um drone em tal alcance é drasticamente reduzida; por outro lado, após 14 de março, o lado americano enfrentou o perigo de perder esse equipamento, e um Global Hawk é várias vezes mais caro do que um Reaper e é carregado com o equipamento mais avançado".

O Northrop Grumman RQ-4 Global Hawk é uma aeronave de vigilância não tripulada de alta altitude operada pela Força Aérea dos EUA como uma plataforma de alta altitude para coletar inteligência e apoiar forças em operações militares em todo o mundo.
Os Global Hawk são capazes de voar por até 36 horas a uma distância de até 22 mil quilômetros. Os drones são equipados com vários equipamentos de reconhecimento, incluindo radares, sistemas de rastreamento óptico e sensores infravermelhos.
Novo drone furtivo de combate da Turquia, o Bayraktar Kizilelma - Sputnik Brasil, 1920, 20.04.2023
Novo drone de combate turco completa testes de voo de alta velocidade (VÍDEO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала