DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Arqueólogos amadores noruegueses desenterram machado de batalha de 5.000 anos (FOTOS)

© Foto / Vladimir ChistyakovPaisagem da ilha de Svalbard, Noruega
Paisagem da ilha de Svalbard, Noruega - Sputnik Brasil, 1920, 19.04.2023
Nos siga no
Uma série de descobertas importantíssimas, incluindo espadas vikings que fizeram manchetes internacionais, estimulou os apelos vocais para um maior reconhecimento dos esforços voluntários de amadores da comunidade profissional.
Detectores de metais amadores da Noruega encontraram vários objetos antigos no condado de Agder, no sul do país, incluindo um machado de batalha de arenito de 5.000 anos e uma ponta de lança da Idade do Bronze.
Os achados, feitos perto da cidade de Kristiansand, foram entregues a arqueólogos profissionais após as férias da Páscoa.
O arqueólogo Morten Kutchera, do município de Agder, não podia acreditar no que tinha encontrado.
© FotoScreengrab de Egdene Detektorlags funnside, Noruega
Screengrab de Egdene Detektorlags funnside, Noruega - Sputnik Brasil, 1920, 19.04.2023
Screengrab de Egdene Detektorlags funnside, Noruega

"Esta é uma descoberta fantástica. É muito raro que tenhamos machados de batalha aqui. Na verdade, nunca experimentei isso antes. Esse é um artesanato fantástico e mostra mais uma vez a importância dos esforços dos indivíduos quando se trata de tais descobertas", disse ele em uma rede social.

A ponta de lança também foi recebida com aplausos de profissionais.

"Isso é muito especial. Não temos muitos achados da Idade do Bronze aqui em Agder para começar. Então, isso é absolutamente selvagem para obter uma ponta de lança em tão boas condições", disse o arqueólogo e comunicador Theodor Lothe Bruun.

© FotoScreengrab de Egdene Detektorlags funnside, Noruega
Screengrab de Egdene Detektorlags funnside, Noruega - Sputnik Brasil, 1920, 19.04.2023
Screengrab de Egdene Detektorlags funnside, Noruega
A comunidade de arqueólogos amadores está crescendo na Noruega, erodindo a fenda histórica que dividiu os amadores apaixonados pela história e a comunidade profissional.
Theodor Lothe Bruun enfatizou que "muito ceticismo e preconceito estavam funcionando nos dois sentidos", juntamente com "más experiências e má comunicação", mas ele elogiou a colaboração como "extremamente importante e valiosa", citando inúmeras descobertas significativas que de outra forma não teriam sido feitas.
De acordo com Bruun, 140 achados cruciais foram desenterrados ao longo de uma série de vias navegáveis drenadas nos últimos dois anos em Adger.
A estrutura encontrada faz parte de um complexo romano de quase 69 mil metros quadrados, localizado na comuna francesa de Chapelle-des-Fougeretz, a menor e mais antiga subdivisão administrativa do país - Sputnik Brasil, 1920, 19.04.2023
Ciência e sociedade
Templo romano do deus da guerra é descoberto na França (FOTOS)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала