- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analista: visita de Lavrov à América Latina busca consolidar os países que não seguem ordens dos EUA

© Sputnik / Mikhail Voskresensky / Acessar o banco de imagensO chanceler russo, Sergei Lavrov, fala durante coletiva de imprensa após reunião com seu equivalente venezuelano, Carlos Faría, em Moscou, Rússia, 4 de julho de 2022
O chanceler russo, Sergei Lavrov, fala durante coletiva de imprensa após reunião com seu equivalente venezuelano, Carlos Faría, em Moscou, Rússia, 4 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 18.04.2023
Nos siga no
A turnê do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, à América Latina tem como objetivo apoiar os países da região, insatisfeitos com a política de Washington, consolidá-los e enfatizar seu papel como bloco regional independente, disse à Sputnik David Hernández doutor em filosofia da Universidade de El Salvador.
"Antes de mais nada, a visita demonstrará que, na atual situação geopolítica mundial, os EUA deixaram de ser uma superpotência global, que a nova ordem global é multipolar e a América Latina permanece como um bloco regional independente das decisões de Washington", declarou Hernández.
"A visita ocorre no contexto da formação de um bloco muito consistente de países latino-americanos, insatisfeitos com os ditames de Washington e visivelmente progressistas tais como México, Colômbia, Bolívia, Chile, Argentina, Brasil, bem como Cuba, Nicarágua e Venezuela", explicou o interlocutor da agência.
Os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e do Brasil, Mauro Vieira, durante conferência de imprensa no Palácio do Itamaraty, Brasília, 17 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.04.2023
Notícias do Brasil
Brasil não deve ceder soberania para agradar aos EUA e acerta ao receber Lavrov, diz especialista
Segundo Hernández, esses países têm se distanciado da política beligerante do Pentágono e se opõem à participação direta na política antirrussa do governo do presidente dos EUA, Joe Biden.
"O presidente do Brasil Lula da Silva até sugeriu criar uma espécie de 'G20' para chegar a um acordo de paz no conflito ucraniano [...]. A visita de Lavrov à América Latina tem como objetivo apoiar essas iniciativas latino-americanas, na consolidação de um grupo de países latino-americanos que não seguem as ordens do Império dos EUA", acrescentou Hernández.
De 17 a 21 de fevereiro, o chanceler russo Sergei Lavrov estará em turnê por quatro países da América Latina. Atualmente, o chefe da diplomacia russa está completando sua visita ao Brasil, após o que seguirá para a Venezuela. Além desses países, ele deve visitar Cuba e Nicarágua.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала