DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Discord: conheça a plataforma de mensagens usada para vazar documentos classificados dos EUA

CC0 / Unsplash / Ícone da plataforma Discord
Ícone da plataforma Discord - Sputnik Brasil, 1920, 16.04.2023
Nos siga no
A plataforma de mensagens Discord ganhou as manchetes em abril depois que surgiu que estava sendo usada para compartilhar uma infinidade do que parecem ser documentos confidenciais dos EUA.
Os textos vazados supostamente esclareceriam os interesses dos EUA em vários cantos do mundo, incluindo a avaliação do Pentágono sobre a crise em curso na Ucrânia, embora a veracidade dos dados vazados ainda não tenha sido determinada.
Estes materiais, cuja divulgação tem sido atribuída pelas autoridades do país norte-americano a um jovem de 21 anos da Guarda Aérea Nacional dos Estados Unidos de nome Jack Teixeira, surgiram recentemente nas redes sociais, tendo-se verificado que o primeiro programa em que eles apareceram estava no Discord.

Mas então o que é Discord?

O Discord é uma plataforma de comunicação digital, criada em 2015 por Jason Citron e Stanislav Vishnevskiy. Obviamente, não se pretendia espalhar "informações classificadas", mas sim melhorar a comunicação entre os jogadores de jogos eletrônicos.
Esta ferramenta é gratuita e está disponível em computadores e para todos os dispositivos móveis. Ele também permite que os usuários se comuniquem por meio de mensagens de texto, bate-papo por voz ou vídeo, além de compartilhar arquivos. Ela permite a criação de servidores em que somente perfis convidados têm acesso autorizado ao seu conteúdo.
Esta foto, criada em 13 de abril de 2023, mostra o logotipo do Discord e o suspeito, o guarda nacional Jack Teixeira, refletido em uma imagem do Pentágono em Washington. - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2023
Panorama internacional
Mídia: canal de Discord achava que documentos vazados do Pentágono não eram verdadeiros
Por outro lado, também é possível optar por uma assinatura paga chamada Discord Nitro que oferece algumas vantagens como personalização avançada do servidor e mais espaço para upload de arquivos.
Cada servidor Discord é capaz de hospedar dezenas de milhares de usuários (até quase um milhão) que podem configurar seus próprios canais (essencialmente salas de bate-papo) para conversar entre si e compartilhar conteúdo.
Por fim, pode-se dizer que a crescente popularidade da plataforma começou em 2020, quando as medidas de confinamento para a pandemia de COVID-19 obrigaram milhares de pessoas em todo o mundo a ficar em casa.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала