- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Polônia e Hungria proíbem importações de grão e alimento da Ucrânia; Kiev reage: 'Contradiz acordos'

© AP Photo / Czarek SokolowskiChefe do partido no poder, Jaroslaw Kaczynski, fala durante uma coletiva de imprensa, 22 de fevereiro de 2022
Chefe do partido no poder, Jaroslaw Kaczynski, fala durante uma coletiva de imprensa, 22 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.04.2023
Nos siga no
Varsóvia e Budapeste decidiram proibir as importações de grãos e outros alimentos da vizinha Ucrânia para proteger o setor agrícola local, disseram os dois governos neste sábado (15).
A Polônia Varsóvia anunciou que decidiu proibir as importações de grãos e outros alimentos da Ucrânia para proteger o setor agrícola polonês, segundo a Reuters.
"Hoje [15], o governo decidiu sobre um regulamento que proíbe a entrada e importação de grãos na Polônia, mas também dezenas de outros tipos de alimentos [da Ucrânia]", disse Jaroslaw Kaczynski, líder do Partido Lei e Justiça (PiS), durante a convenção do partido.
A lista desses produtos será incluída no regulamento do governo, e há produtos "de grãos a produtos de mel entre vários outros", acrescentou.
Varsóvia é uma grande aliada de Kiev e faz ampla campanha pró-Ucrânia desde o começo do conflito, porém, Kaczynski disse que "mesmo sendo amigos […] é dever do Estado proteger seus interesses".
"Somos e permanecemos amigos e aliados inalterados da Ucrânia. Vamos apoiá-la e continuaremos com o apoio [...] mas é dever de todo Estado, toda autoridade – boa autoridade em qualquer caso – proteger os interesses de seus cidadãos" disse Kaczynski citado pela mídia.
Ele também disse que a Polônia está pronta para iniciar negociações com a Ucrânia para resolver a questão dos grãos e que o lado ucraniano já foi notificado das decisões do governo polonês.
Quando lançou a operação militar na Ucrânia em fevereiro do ano passado, um dos pontos básicos para decisão de Moscou foi a aproximação da OTAN das fronteiras russas. Justamente por ser dever do Estado proteger seus interesses, a Rússia começou a operação, mas seus motivos não são ouvidos pelo Ocidente.
O Ministério de Política Agrária e Alimentação da Ucrânia disse que a proibição polonesa contradiz os acordos bilaterais existentes sobre exportações e pediu negociações para resolver a questão: "Entendemos que os agricultores poloneses estão em uma situação difícil, mas enfatizamos que os agricultores ucranianos estão na situação mais difícil agora", afirmou em comunicado a pasta.
Grãos russos - Sputnik Brasil, 1920, 12.04.2023
Operação militar especial russa
Kremlin avalia como 'não tão boas' as perspectivas atuais para manutenção do acordo de grãos
Mais tarde, ogoverno de Viktor Orbán também aderiu à proibição, dizendo que o status quo causaria graves danos aos agricultores locais. A Hungria não deu detalhes sobre quando a proibição de importação de grãos e outros alimentos entrará em vigor, mas disse que expirará no final de junho, segundo a Reuters.
O governo húngaro disse esperar mudanças na regulamentação no nível da UE, incluindo uma reavaliação da eliminação dos impostos de importação sobre produtos ucranianos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала