- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Fuga ao dólar é irreversível, arrogância ocidental ultrapassa todos os limites, diz MRE da Rússia

© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da RússiaSergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, fala em conselho de ministros das Relações Exteriores da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), em 14 de abril de 2023
Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, fala em conselho de ministros das Relações Exteriores da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), em 14 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2023
Nos siga no
Sergei Lavrov criticou fortemente a postura dos EUA, que diz estarem abusando do dólar para manterem sua posição dominante, e que é por isso que há um movimento de afastamento da moeda.
A tendência de abandonar o uso do dólar nas transações mútuas em favor das moedas nacionais no comércio mundial é irreversível, disse na sexta-feira (14) Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, em uma coletiva de imprensa que marcou a conclusão de sua visita ao Uzbequistão.
"O presidente Lula [da Silva], enquanto está em Pequim, fez um apelo ao afastamento do dólar e a confiar mais em suas próprias moedas no comércio mútuo. A fuga do dólar está agora começando, ainda não é muito rápida, mas deve acelerar", comentou ele.
"Esta tendência é irreversível. Os americanos já cortaram significativamente o ramo em que têm estado sentados, liderando as finanças internacionais e a economia mundial como um todo usando o papel dominante do dólar."
Lula discursa em Xangai na cerimônia de posse da presidência, 13 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.04.2023
Notícias do Brasil
Em Xangai, Lula defende moeda única do BRICS, questiona uso do dólar e diz que FMI 'asfixia países'
Lavrov acrescentou que a "arrogância" ocidental de pressionar os parceiros da Rússia a se recusarem a cooperar com Moscou, ultrapassa todos os limites.
"A arrogância dos representantes ocidentais, e aqui, além dos delegados da União Europeia, ainda vêm à carga os americanos, que são responsáveis pelos problemas de sanções, esta arrogância, naturalmente, ultrapassa todos os limites, e é entendida como uma completa falta de respeito pela autonomia, a independência dos países que estão sujeitos a este tipo de pressão, de ameaças", sublinhou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала