- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Coreia do Norte afirma ter testado novo míssil balístico intercontinental 'de alta potência'

© AP Photo / Ahn Young-joonTela televisiva mostra lançamento de míssil norte-coreano na Estação Ferroviária de Seul em Seul, Coreia do Sul, 14 de abril de 2023
Tela televisiva mostra lançamento de míssil norte-coreano na Estação Ferroviária de Seul em Seul, Coreia do Sul, 14 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2023
Nos siga no
Pyongyang falou sobre o teste de míssil balístico intercontinental conduzido na quinta-feira (13), incluindo "o desempenho dos motores de combustível sólido de alta potência".
A Coreia do Norte declarou nesta sexta-feira (14) ter testado um novo tipo de míssil balístico intercontinental, conforme relatou a agência norte-coreana KCNA.
"O objetivo do disparo de teste era confirmar o desempenho dos motores de combustível sólido de alta potência para mísseis multiestágio e a confiabilidade da tecnologia de descarte dos estágios e vários sistemas de controle funcional e estimar a viabilidade militar do novo sistema de armas estratégicas", explicou a KCNA.
O míssil, chamado de Hwasongpho-18, teria sido lançado na quinta-feira (13) de perto de Pyongyang e voado cerca de 1.000 km antes de cair nas águas a leste da Coreia do Norte. De acordo com um oficial sul-coreano, o Hwasongpho-18 chegou a atingir uma altitude de 6.000 km.
Pessoas assistem a uma tela de televisão mostrando um noticiário com imagens de arquivo do líder norte-coreano Kim Jong Un, em uma estação ferroviária em Seul, em 13 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.04.2023
Panorama internacional
Coreia do Norte lança novo tipo de míssil balístico e causa 'breve pânico' no Japão, diz Seul
O líder supremo Kim Jong-un orientou o teste, advertindo que faria com que os inimigos "experimentem uma crise de segurança mais clara, e constantemente os atingir com extrema inquietação e horror, ao realizar contra-ações fatais e ofensivas, até que abandonem seu pensamento insensato e atos imprudentes".
O desenvolvimento do Hwasong-18 vai "reformar amplamente os componentes estratégicos de dissuasão da RPDC [República Popular Democrática da Coreia], promover radicalmente a eficácia de sua postura de contra-ataque nuclear e provocar uma mudança na praticidade de sua estratégia militar ofensiva", escreve a KCNA.
A Coreia do Sul e a Força Aérea dos EUA organizaram exercícios horas após o anúncio, com a participação de bombardeiros americanos B-52H ao lado de caças F-35A, F-15 e F-16, disse o Ministério da Defesa sul-coreano.
"Ao utilizar ativos estratégicos americanos com maior frequência e intensidade, os dois países continuarão demonstrando a vontade de nossa forte aliança de nunca tolerar qualquer ataque nuclear da Coreia do Norte", expressou o ministério em uma declaração.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала