- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Carne e satélites: Lula e Xi Jinping firmam acordos comerciais e de parceria

© AFP 2023 / KEN ISHIIO presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (à direita), reúne-se com o líder chinês, Xi Jinping (à esquerda), em Pequim, em 14 de abril de 2023
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (à direita), reúne-se com o líder chinês, Xi Jinping (à esquerda), em Pequim, em 14 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2023
Nos siga no
Durante a reunião desta sexta-feira (14), o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o seu homólogo chinês, Xi Jinping, assinaram diversos acordos comerciais e de parceria.
Nesta sexta-feira (14), os dois líderes firmaram 15 acordos comerciais, além dos acertados entre empresas brasileiras e chinesas.
Os termos assinados entre os dois países envolvem a cooperação para o desenvolvimento de tecnologias, intercâmbio de conteúdos de comunicação e ampliação das relações comerciais.
Vale destacar que os dois países também firmaram acordos no setor espacial, incluindo um plano de cooperação entre os dois países, bem como o lançamento do sétimo satélite, fruto da parceria, até 2032.
Brasil e China ainda firmaram um memorando de entendimento relacionado à cooperação para o desenvolvimento social e rural, bem como ao combate à fome e à pobreza.
Pressupõe-se que após a assinatura dos acordos, Lula participe de um jantar e, posteriormente, siga para a Embaixada do Brasil em Pequim, onde fará uma declaração à imprensa.
Durante sua visita à China, o presidente Lula reforçou o papel das relações comerciais entre os dois países e defendeu a atuação conjunta de países emergentes para reduzir desigualdades, bem como uma alternativa ao dólar para o comércio.
Anteriormente, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que ninguém vai proibir o Brasil de melhorar sua relação com a China.
"Ontem fizemos visita à Huawei, em uma demonstração que queremos dizer ao mundo que não temos preconceito em nossas relações com os chineses. Ninguém vai proibir que o Brasil aprimore sua relação com a China", afirmou Lula.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (à direita), reúne-se com o líder chinês, Xi Jinping (à esquerda), em Pequim, em 14 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2023
Notícias do Brasil
'Ninguém vai proibir o Brasil': Lula manda recado aos 'intrometidos' e reforça relação com a China
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала