- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

União Europeia não deve apoiar independência de Taiwan, diz ex-premiê da Suécia

© AFP 2023 / Johan OrdonezBandeira de Taiwan na sua embaixada na Cidade de Guatemala, Guatemala, 27 de março de 2023
Bandeira de Taiwan na sua embaixada na Cidade de Guatemala, Guatemala, 27 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.04.2023
Nos siga no
Carl Bildt se pronunciou sobre o território autogovernado, e sugeriu uma solução pacífica em linha com a ideia de Uma Só China, mas sem o uso da força.
A União Europeia (UE) deve considerar Taiwan parte da China e defender uma reunificação pacífica, argumentou na terça-feira (11) Carl Bildt, ex-premiê da Suécia.
Segundo Bildt, primeiro-ministro da Suécia de 1991 a 1994, ministro das Relações Exteriores de 2006 e 2014, e chefe do Partido Liberal-Conservador Moderado sueco de 1986 a 1999, a UE deveria manter a ideia da reunificação de Taiwan com o continente, em referência à política de Uma Só China.
A visão da UE sobre a questão de Taiwan tem que ser que aderimos à ideia de Uma Só China e, portanto, não apoiamos a independência de Taiwan, mas que qualquer resolução da questão tem que ser pacífica, e que nos oporíamos resolutamente a qualquer uso de força pela China.
Tal vai contra a posição de Emmanuel Macron, presidente da França, que acaba de voltar de uma visita a Pequim, e disse que a UE deveria se abster de tomar uma posição sobre esta questão como tal. Em uma entrevista posterior, Macron advertiu a Europa para não "se envolver em crises que não são nossas" e que "a impeçam de construir sua autonomia estratégica".
Pequim reivindica Taiwan como uma parte inalienável da República Popular da China, mas os EUA prometeram armar e defender a ilha autogovernada. Nos últimos meses, os EUA têm aumentado a ajuda militar a Taiwan, justificando o passo com a "ameaça" de "invasão" da China em meio às crescentes divisões políticas no território autogovernado, antes das eleições presidenciais previstas para 2024.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала