- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Tensões Líbano-Israel: jogo político do Hezbollah ou guerra iraniana por procuração?

© AP Photo / Nasser NasserPoliciais de fronteira israelenses protegem um posto de controle usado por palestinos para atravessar da Cisjordânia para Jerusalém, para as primeiras orações de sexta-feira no mês sagrado muçulmano do Ramadã, no complexo da mesquita Al Aqsa, no posto de controle do exército israelense de Qalandia, a oeste de Ramallah, 8 de abril de 2022
Policiais de fronteira israelenses protegem um posto de controle usado por palestinos para atravessar da Cisjordânia para Jerusalém, para as primeiras orações de sexta-feira no mês sagrado muçulmano do Ramadã, no complexo da mesquita Al Aqsa, no posto de controle do exército israelense de Qalandia, a oeste de Ramallah, 8 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.04.2023
Nos siga no
Especialistas libaneses e israelenses estão divididos sobre avaliar a recente escalada de tensões entre os dois países: se foi apenas um jogo político do movimento xiita do Hezbollah baseado no Líbano ou uma tentativa iraniana de investigar as capacidades de defesa israelense no contexto da crise política interna.
Dezenas de foguetes foram lançados no norte de Israel a partir do território libanês no dia 6 de abril, levando Israel a retaliar com ataques terrestres e aéreos no enclave palestino da Faixa de Gaza e supostos ativos do Hamas no sul do Líbano. De acordo com a mídia israelense, o bombardeio do Líbano foi o maior desde o conflito militar de 2006 entre os dois países.

Jogo político do Hezbollah

O movimento palestino Hamas, que supostamente foi o responsável pelo recente bombardeio, agiu com a aprovação do Hezbollah, disse a especialista política libanesa no Oriente Médio e Norte da África, Laura Haytayan, à Sputnik.
"Existem pessoas no Líbano que aprovaram a resistência [contra Israel]. A maioria dos libaneses achava que as terras dos países de fato estavam ocupadas por Israel e o Hezbollah foi um dos grupos que lutou até deixar os territórios em 2000, mas o Hezbollah manteve-se sob o pretexto de que ainda havia fazendas a serem libertadas. O grupo costumava ter o apoio da população em geral, mas hoje os libaneses não o veem como um movimento de libertação, mas como uma força política que usa armas para impor sua vontade sobre os libaneses", disse ela.
Haytayan enfatizou que o envolvimento libanês na guerra de Yaser Arafat contra Israel foi uma das causas da Guerra Civil de 1975-1990 no Líbano.
"Nem todos concordam com o lançamento de foguetes do Hamas contra Israel e traz lembranças muito ruins quando depois de 1969 a Liga Árabe aprovou a guerra de Yaser Arafat contra os israelenses de terras libanesas e isso acabou sendo uma das principais causas da guerra civil no Líbano. Isso não é aceitável para muitos libaneses", acrescentou.
Caças israelenses lançam ataques aéreos contra Gaza - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2023
Panorama internacional
Líbano e Israel travam 'batalha de foguetes' e deixam pelos menos 2 feridos (VÍDEOS)

Ou guerra por procuração do Irã?

Ao discutir as recentes tensões entre Israel e o Líbano, o especialista político israelense no Departamento de Estudos Políticos da Universidade Bar-Ilan Ramat-Gan, Zeev Khanin, disse à Sputnik que acreditava que o Irã, por meio de seu suposto representante no Líbano, o Hezbollah, queria "sentir se Israel e suas defesas tinham sido enfraquecidos pela crise interna".
Os israelenses protestavam há meses contra as reformas judiciárias propostas no país, que prejudicam e retiram da Suprema Corte a capacidade de julgar leis inconstitucionais e dariam ao governo maiores poderes na seleção de juízes. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou no final de março uma pausa em suas polêmicas reformas, sucumbindo à crescente pressão após um dos maiores protestos da história de Israel.
Khanin alegou que o Irã poderia ser encorajado pela divisão política interna israelense e pela recente reaproximação saudita-iraniana intermediada pela China em março, após anos de animosidade mútua, dando a Teerã liberdade para se concentrar em "derrotar Israel".
Segundo o especialista, o Irã estaria errado se presumisse que o foco israelense em segurança e proteção foi enfraquecido, destacando que, da perspectiva de Israel, a ameaça iraniana permanece como antes e, portanto, não há espaço para mudar sua abordagem e demandas.
Membros da força paramilitar Basij marcham durante o comício anual pró-palestino Al-Quds, ou Jerusalém, enquanto cobrem seus rostos no estilo de militantes palestinos e libaneses em Teerã, Irã, 29 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.01.2023
Panorama internacional
Mídia: Líbano exorta Hezbollah a impedir que células desagregadas do Hamas ataquem Israel
As tensões entre Israel e o grupo militante palestino aumentaram na semana passada depois que as forças de segurança israelenses invadiram a mesquita Al-Aqsa, um dos locais muçulmanos mais sagrados, em Jerusalém na quarta-feira (12), prendendo 350 palestinos e ferindo dezenas. O ataque atraiu protestos do mundo árabe. A Palestina em uma carta aos membros do Conselho de Segurança da ONU (CSNU) destacou que Israel deve ser pressionado para garantir o pleno respeito pelo status quo histórico e legal na mesquita de Al-Aqsa.
A violência na região ocorre em meio ao mês sagrado muçulmano do Ramadã, que coincidiu neste ano com o feriado judaico da Páscoa. O chefe militar israelense, Hertzi Halevi, disse na sexta-feira (7) que Israel vai continuar a usar a força o quanto for necessário, "contra qualquer inimigo e em qualquer arena", independentemente dos feriados ou da crise interna.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала