- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Próximo passo da Polônia pode ser implantar armas nucleares táticas dos EUA, afirma analista militar

© AP Photo / Susan WalshA vice-presidente Kamala Harris, à direita, fala durante uma reunião com o primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, à esquerda, em seu escritório cerimonial no complexo da Casa Branca em Washington, 11 de abril de 2023
A vice-presidente Kamala Harris, à direita, fala durante uma reunião com o primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, à esquerda, em seu escritório cerimonial no complexo da Casa Branca em Washington, 11 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.04.2023
Nos siga no
A produção de munições de urânio empobrecido na Polônia pode ser seguida pela colocação de armas nucleares táticas americanas em território polonês, afirma Igor Korotchenko, editor-chefe da revista Natsionalnaya Oborona.
A Polônia quer produzir munições de urânio empobrecido para os tanques Abrams americanos, disse na quarta-feira o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki, ligando esta necessidade, entre outras, a uma escassez de munições sentida pelo Exército ucraniano.
Ele também sugeriu que o previsto centro de serviços europeu para tanques Abrams fosse localizado na Polônia.
"Acho que há todas as chances de que os desejos da Polônia sejam atendidos e, além dessas propostas de Morawiecki, veremos obviamente armas nucleares táticas americanas serem implantadas em território polonês nos próximos anos. Varsóvia está se esforçando abertamente por isso", disse Korotchenko à Sputnik.
Segundo ele, as autoridades polonesas são caracterizadas pela ambição e pelo desejo de vingança histórica.

"A declaração de que a Polônia está pronta para se tornar um centro de manutenção e, obviamente, de modernização dos tanques americanos Abrams e para abrir a fabricação de munição para eles reflete as crescentes ambições militares da Polônia, que gostaria de se tornar o novo 'policial' na Europa, substituindo países como a França e a Alemanha, que costumavam dominar a Europa", acrescentou Korotchenko.

Ele também lembrou os planos de aumentar o Exército polonês para meio milhão de efetivos e transformar o país em uma plataforma ofensiva da OTAN contra a Rússia e Belarus.
O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, fala durante uma reunião com a vice-presidente Kamala Harris em seu escritório cerimonial no complexo da Casa Branca em Washington 11 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.04.2023
Panorama internacional
Polônia quer hospedar produção de urânio empobrecido para tanques Abrams dos EUA, diz premiê
"A decisão de Moscou e Minsk de implantar armas nucleares táticas russas no território de Belarus e de entregar os sistemas de defesa antimíssil Iskander-M a Minsk foi uma decisão correta e oportuna. Isto terá um forte efeito dissuasor", ressaltou o analista.
Recentemente o premiê Mateusz Morawiecki afirmou, em entrevista coletiva em Anniston, Alabama (EUA), que a Polônia pretende sediar a produção de munição de urânio empobrecido para os tanques americanos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала