- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã, China, Rússia e Paquistão pedem aos EUA que se responsabilizem pela situação no Afeganistão

© AFP 2023 / Hoang Dinh Nam Soldados dos EUA no Afeganistão (foto de arquivo)
Soldados dos EUA no Afeganistão (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 13.04.2023
Nos siga no
Os EUA e seus aliados devem assumir a responsabilidade pela difícil situação no Afeganistão, cancelar as sanções e devolver os bens detidos no exterior, insistiram os ministros das Relações Exteriores do Irã, Rússia, China e Paquistão em uma declaração conjunta após uma reunião em Samarcanda.
"Os ministros referiram que os EUA e seus aliados devem assumir a responsabilidade pela atual difícil situação no Afeganistão, devem cancelar imediatamente as sanções unilaterais contra o Afeganistão e devolver seus ativos mantidos fora do país em benefício do povo do Afeganistão", diz a declaração conjunta dos ministros das Relações Exteriores divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Irã.
Além disso, os ministros das Relações Exteriores do Irã, Rússia, China e Paquistão se opuseram fortemente à restauração de bases militares no Afeganistão e em torno dele pelos EUA e aliados. Em sua opinião, isto prejudicaria a paz e a estabilidade na região.
Nas palavras dos ministros, todos os membros da comunidade internacional têm interesse em um Afeganistão estável e pacífico.
"Um país que deveria ser um lugar de cooperação internacional e não uma arena de rivalidade geopolítica", conclui a declaração.
Uma conferência ministerial dos países vizinhos do Afeganistão está sendo realizada em Samarcanda hoje (12) com a participação dos ministros das Relações Exteriores da Rússia, China, Irã, Paquistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.
John Kirby, coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, durante coletiva de imprensa. Washington D.C., EUA, 6 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2023
Panorama internacional
Casa Branca divulga relatório culpando governo Trump por retirada fracassada dos EUA do Afeganistão
As partes discutirão outros passos para promover um acordo político afegão, estabilizar a situação humanitária e socioeconômica do país e desenvolver a integração econômica regional e projetos de transporte e energia com participação de Cabul.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала