- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Ministro da Defesa do Brasil adota nova regra em seu gabinete após gravação de chefe do Exército

© Foto / Roque de Sá / Agência SenadoEm pronunciamento, o então presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro José Múcio Monteiro (foto de arquivo)
Em pronunciamento, o então presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro José Múcio Monteiro (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 12.04.2023
Nos siga no
Há pouco mais de um mês, o chefe da Defesa, José Múcio Monteiro, adotou uma nova regra para pessoas entrarem em seu gabinete: o celular tem que ficar do lado de fora.
Agora, qualquer pessoa que vá visitar o ministro deve deixar o telefone dentro de um armário com chave. O motivo teria sido a divulgação de áudio com falas do comandante do Exército, general Tomás Paiva, gravado sem autorização do militar.
De acordo com o jornal O Globo, desde que a gravação do general veio à tona, Múcio passou a pedir que seus convidados deixem o celular fora de sua sala.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião ampliada com o Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden. Casa Branca, Washington (EUA), 10 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.04.2023
Panorama internacional
Vazamento de documentos do Pentágono: EUA pensaram que Rússia usaria proposta de Lula a seu favor
A gravação foi divulgada no fim de fevereiro e tinha como conteúdo o comandante do Exército defendendo junto a seus subordinados o resultado eleitoral que deu vitória ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No mesmo áudio, o general descreveu que esse resultado foi "indesejado" pela maioria dos militares.
Apesar do novo protocolo para entrar no gabinete de Múcio, Tomás Paiva não vetou a entrada de celulares em seu gabinete e quando fala sobre o tema, o comandante diz que pretende receber quem o procurar e que "não tem o que esconder" nas suas conversas.
O comandante tem sido visto como sendo realmente alinhado ao governo, e há duas semanas atrás, disse que seu objetivo era "afastar a política do Exército Brasileiro", conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала