- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Embraer e Saab assinam parceria para oferecer cargueiro KC-390 à Força Aérea da Suécia

© Foto / Wilhan Campos / Força Aérea BrasileiraModelo de avião KC-390 Millennium que poderá ser usado pela FAB para transporte de brasileiros que tentam deixar a Ucrânia
Modelo de avião KC-390 Millennium que poderá ser usado pela FAB para transporte de brasileiros que tentam deixar a Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 12.04.2023
Nos siga no
A Saab e a Embraer, que já têm uma grande parceria na fabricação do caça Gripen, assinaram um memorando de entendimento para expandir cooperação e buscar novos negócios. O anúncio foi feito durante a LAAD, Feira de Defesa e Segurança da América Latina.
Uma das novas investidas na mira das empresas é oferecer o avião de transporte e reabastecimento aéreo KC-390 Millennium, da Embraer, para a Força Aérea da Suécia, de acordo com o jornal O Globo. Outra alternativa é integrar os equipamentos e sistema da Saab no KC-390.
O modelo já tem como clientes países como Portugal, Hungria e Países Baixos.

"Nossas empresas têm trabalhado juntas para oferecer ao Brasil uma capacidade excepcional que vai durar décadas. Este memorando é um passo para o crescimento dessa cooperação em novas áreas", disse o CEO da Saab, Micael Johansson.

As duas empresas também vão buscar juntas potenciais clientes para o Gripen na América Latina. Colômbia e o Peru já mostraram interesse e o Brasil poderá funcionar como "hub" de fornecimento das aeronaves aos dois países, relata a mídia.
No Brasil, dentro do acordo de transferência de tecnologia assinado com a compra dos 36 caças Gripen em 2014, a Saab instalou no país o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen, o Centro de Ensaios em voo do Gripen e a linha de montagem final da aeronave na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP), que começa a funcionar no próximo dia 27 de abril. Na prática, a Embraer terá participação em contratos futuros de compra do modelo.
Ontem (11), o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que está analisando a opção de expandir o pedido dos Gripen, segundo a Reuters.
"A Força Aérea brasileira disse que precisa [de mais caças Gripen]. Estamos olhando e estudando isso [...] esta semana falamos com o embaixador da Suécia sobre isso e é uma conversa que está apenas começando", declarou.
O memorando assinado nesta semana afirma ainda que as empresas desenvolverão estudos técnicos para futuros caças, fortalecendo a transferência de tecnologia realizada pela Saab.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала