- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: palavras de Macron sobre Taiwan podem ter prejudicado relações entre EUA, Europa e Ucrânia

© AP Photo / Ludovic MarinO presidente francês Emmanuel Macron fala à mídia durante sua visita à Feira Internacional de Agricultura em Paris, 25 de fevereiro de 2023
O presidente francês Emmanuel Macron fala à mídia durante sua visita à Feira Internacional de Agricultura em Paris, 25 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.04.2023
Nos siga no
As palavras do presidente francês Emmanuel Macron de que a Europa não deve ser arrastada para o conflito com Taiwan prejudicarão tanto os países europeus quanto as relações EUA-Ucrânia, escreve o Financial Times citando dois diplomatas de alto escalão.
Macron disse, após a visita à China, que a Europa não deveria ser arrastada para um confronto entre os EUA e a China em relação a Taiwan, nem se ajustar ao "ritmo americano". Os europeus precisam "acordar" e pensar em seus próprios interesses, disse ele.

"As declarações de Macron prejudicarão tanto as relações da Europa, quanto as dos EUA com a Ucrânia, além de dificultarem a formulação de uma posição unida da UE sobre Pequim", disseram dois diplomatas sêniores da UE.

"Isto não é uma vitória para ninguém. Exceto para [o presidente chinês] Xi Jinping", indica o autor da publicação.
Anteriormente, o senador republicano da Flórida, Marco Rubio, após as palavras do presidente francês Emmanuel Macron sobre Taiwan, ameaçou deixar a Europa sozinha lidando com a Ucrânia e se focar na questão de Taiwan.
A situação em torno de Taiwan, que tem estado tensa nos últimos anos, se agravou significativamente no início de agosto de 2022, após uma visita à ilha por Nancy Pelosi, então presidente da Câmara dos Representantes dos EUA.
O presidente francês, Emmanuel Macron, fala com a mídia - Sputnik Brasil, 1920, 09.04.2023
Panorama internacional
Macron exorta Europa a ficar fora da disputa entre EUA e China sobre Taiwan
A China, que considera a ilha uma província renegada que um dia se reunificará com o território continental, condenou a ação, que vê como um apoio dos EUA ao separatismo de Taiwan e, em resposta, intensificou os exercícios militares em torno do território.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала