- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA queriam chantagear Rússia com explosão do Nord Stream, diz Hersh

© AP Photo / KATHY WILLENSO jornalista investigativo Seymour Hersh fala aos convidados depois que Yoko Ono o presenteou com o LennonOno Grant pela Paz de 2004, 7 de outubro de 2004
O jornalista investigativo Seymour Hersh fala aos convidados depois que Yoko Ono o presenteou com o LennonOno Grant pela Paz de 2004, 7 de outubro de 2004 - Sputnik Brasil, 1920, 10.04.2023
Nos siga no
Os Estados Unidos queriam chantagear a Rússia explodindo o gasoduto Nord Stream (Corrente do Norte) para impedir a operação especial na Ucrânia, disse o jornalista norte-americano Seymour Hersh, à revista alemã Tichys Einblick.
Segundo o ganhador do Prêmio Pulitzer, Hersh, a exigência de não iniciar a operação especial foi feita no final de 2021, entre o Natal e o Ano Novo. Os EUA estavam tentando encontrar algo para usar como ameaça contra a Rússia.

"A ideia era dizer ao [presidente russo Vladimir] Putin: 'Explodiremos os gasodutos se vocês cruzarem a fronteira com a Ucrânia'", disse Hersh.

Hersh acredita que o governo dos EUA queria convencer a Rússia a manter o status quo na Ucrânia. Entretanto, o jornalista observou que o governo norte-americano não sabe persuadir e age sempre de acordo com o princípio "ou está conosco ou contra nós".
Localização do vazamento de gás no Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) - Sputnik Brasil, 1920, 07.04.2023
Panorama internacional
Encontrados vestígios de explosivos em barco ligado ao ataque ao Nord Stream, diz mídia

História dos gasodutos Nord Stream

Os ataques ocorreram em 26 de setembro de 2022 simultaneamente nos dois gasodutos russo-alemães que transportavam gás natural russo para a Europa – o Nord Stream 1 e Nord Stream 2.
A operadora dos gasodutos, a Nord Stream AG, informou que a situação de emergência nos gasodutos foi inédita e que o tempo de reparos não poderia ser avaliado.
A Alemanha, a Dinamarca e a Suécia não descartam que tenha sido um ato de sabotagem e iniciaram investigações, ainda sem resultado.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a explosão dos gasodutos foi um óbvio ato de terrorismo.
O Pentágono tem negado qualquer envolvimento dos EUA.
Vista aérea do vazamento de gás no trecho do gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) perto da ilha de Bornholm, na Dinamarca, em 27 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2023
Panorama internacional
Hersh: CIA se concentra em qualquer suspeito sobre o Nord Stream que não seja Biden
Em 8 de fevereiro, o jornalista norte-americano Seymour Hersh divulgou sua versão de que os explosivos nos gasodutos foram plantados por especialistas estadunidenses, apoiados por mergulhadores noruegueses, sob a cobertura do exercício BALTOPS 2022 da OTAN, que decorreu em junho de 2022. Ele acredita que a operação foi realizada sob ordens diretas da Casa Branca.
Em 7 de março, o The New York Times noticiou, com base em dados de inteligência, que um grupo pró-ucraniano teria estado por trás da sabotagem dos gasodutos Nord Stream.
No mesmo dia, o jornal alemão Die Zeit escreveu que os vestígios do ataque aos gasodutos apontam na direção da Ucrânia.
O Ministério Público Federal alemão confirmou à Sputnik que foram realizadas buscas em um navio alegadamente carregado com materiais para explodir o Nord Stream.
A edição alemã Spiegel nomeou o modelo e o curso do iate Andromeda que supostamente foi usado na preparação do ataque terrorista ao Nord Stream.
No entanto, o porta-voz presidencial russo Dmitry Peskov chamou as publicações que apontam para o envolvimento da Ucrânia de "operação coordenada de desinformação".
Ele expressou perplexidade quanto à capacidade das autoridades norte-americanas, mencionadas nas publicações, de fazerem suposições sobre ataques terroristas ao Nord Stream sem antes haver uma investigação.
O presidente estadunidense, Joe Biden (à direita), escuta o chanceler alemão, Olaf Scholz, durante reunião no Salão Oval da Casa Branca. Washington D.C., 3 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.03.2023
Panorama internacional
Jornalista Hersh: Scholz ajuda EUA a encobrir sabotagem do Nord Stream
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала