DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Cientistas russos encontram bactérias resistentes ao frio que 'comem' óleo no mar do Japão

© Foto / Flickr.com / Anthony D'OnofrioBactérias (imagem referencial)
Bactérias (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 10.04.2023
Nos siga no
Os cientistas da Universidade Federal do Extremo Oriente (DVFU, na sigla em russo) descobriram bactérias destruidoras resistentes ao frio gelado no mar do Japão (também conhecido como mar do Leste) que demostram capacidade de absorver petróleo.
No futuro isso ajudará a criar um bioproduto para limpar a água da poluição por óleo, informa a DVFU.

"Em um estudo em larga escala, cientistas do Instituto do Oceano Mundial da DVFU descobriram [...] no mar do Japão bactérias que exibiram pela primeira vez a capacidade de destruir petróleo [...] Além de estudar a diversidade de espécies dos microrganismos oxidantes de hidrocarbonetos, os cientistas realizaram um estudo no qual descobriram a alta capacidade das bactérias obtidas para destruir diversos compostos de petróleo em condições de baixas temperaturas", diz o comunicado.

As "preferências de paladar" atípicas são encontradas em 12 espécies de bactérias, incluindo Idiomarina maritima, Gracilibacillus massiliensis, Lechevaleria flava, Jeotgalibacillus marinus e outras.
A decodificação do genoma das bactérias isoladas permitirá uma melhor compreensão dos mecanismos de funcionamento dos genes e enzimas envolvidos na degradação do óleo nos mares da região do Extremo Oriente.

"Nessa etapa de pesquisa não pretendemos editar o genoma, nossa tarefa é determinar os destruidores naturais de óleo mais ativos e, no futuro, desenvolver um bioproduto para limpar as águas do mar do Japão da contaminação por óleo", disse a autora do projeto científico e mestranda do Instituto do Oceano Mundial da DVFU, Angelina Medvedeva, cujas palavras são citadas no comunicado.

Com base nos resultados obtidos podem ser desenvolvidas tecnologias eficazes para o monitoramento da poluição por hidrocarbonetos das águas marinhas e para o seu tratamento subsequente.
Escavação arqueológica (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 10.04.2023
Ciência e sociedade
Assentamento do período romano e da Idade do Bronze é descoberto no sudoeste do Reino Unido (FOTO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала