- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China é melhor aliada da África que o Ocidente, diz MRE chinês

© AFP 2023 / Noel CelisWang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, fala em coletiva de imprensa na sede do ministério em Pequim, China, 8 de agosto de 2022
Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, fala em coletiva de imprensa na sede do ministério em Pequim, China, 8 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.04.2023
Nos siga no
A China poderá ajudar no desenvolvimento dos países africanos em muitos momentos em que os países ocidentais não terão a capacidade ou vontade de o fazer, de acordo com a chancelaria do país asiático.
A África precisa da ajuda da China na obtenção de empréstimos e na construção de infraestrutura para alcançar o desenvolvimento sustentável, e Pequim é um aliado melhor para a África do que os países ocidentais, declarou na segunda-feira (10) Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.
"A China pode fornecer assistência à África em lugares e em um momento em que os países ocidentais são incapazes ou não querem fazê-lo. A China é a melhor aliada da África", disse o diplomata em um briefing.
Recentemente os governos ocidentais têm encorajado os países africanos a deixarem de cooperar com Pequim. Recentemente a vice-presidente Kamala Harris expressou a intenção de levantar as preocupações de Washington sobre a influência da China e da Rússia na África durante a viagem ao continente, que incluiu Gana, Tanzânia e Zâmbia.
Durante a Cúpula de Líderes EUA–África, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (ao centro), fala sobre parceria na Agenda 2063, da União Africana. Washington, EUA, 15 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.04.2023
Panorama internacional
'Entre o martelo russo e a bigorna chinesa': especialista aponta perspectivas dos EUA na África
Nos últimos anos várias autoridades ocidentais consideraram as políticas de empréstimos chineses na África como "predatórias". A China rejeitou em muitas ocasiões que se tratava de uma "armadilha da dívida", pois "o investimento da China e a assistência financeira à África não é uma armadilha", mas "um benefício".
"Os países africanos não reclamam e não lamentam seus laços estreitos com a China", comentou Wenbin, destacando as recentes declarações da liderança da Nigéria, que afirmaram as acusações dos políticos ocidentais sobre a chamada armadilha da dívida chinesa são muito exageradas.
Nos últimos anos, a China se tornou um dos principais contribuidores para o desenvolvimento da África no âmbito do projeto chinês da Nova Rota da Seda de 2013, principalmente na assistência financeira e em projetos de infraestrutura no continente, como na construção de estradas, ferrovias e portos, mas também nas área das mudanças climáticas e de segurança.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала