Pesquisadores brasileiros detectam possível 1ª estrela 'estranha' nos restos de uma supernova

CC BY-SA 4.0 / University of Warwick/Mark Garlick / Fusão de duas estrelas de nêutrons (imagem ilustrativa)
Fusão de duas estrelas de nêutrons (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 09.04.2023
Uma equipe de astrofísicos da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do ABC, no Brasil, descobriu nos restos de uma supernova o que poderia ser uma estrela "estranha".
Uma estrela estranha, ou de quarks, é um hipotético corpo celeste formado após o colapso gravitacional de uma estrela supermassiva.
De acordo com o estudo publicado na revista Astronomy & Astrophysics, um corpo compacto nos restos da supernova HESS J1731-347 foi considerado como uma pequena estrela de nêutrons.
No entanto, novas medições de sua massa, tamanho e temperatura sugerem que poderia se tratar de outro tipo de corpo celeste.
Após comparar os resultados das medições do objeto compacto XMMU J173203.3-344518 com os modelos da teoria gravitacional assumida e com diversos cenários de resfriamento, os pesquisadores constataram que suas características se ajustam às de uma estrela de quarks.
Saturno - Sputnik Brasil, 1920, 31.03.2023
Telescópio Hubble encontra anéis de Saturno aquecendo sua atmosfera
As estrelas de quarks, a nível teórico, são hipotéticos corpos celestes que se formam quando o campo gravitacional faz colapsar uma estrela supermassiva com tal intensidade que desintegra os nêutrons em partículas elementares.
Segundo os cientistas, a massa do corpo celeste, equivalente a 0,77% da do Sol, é muito inferior à das estrelas de nêutrons com núcleos de ferro, que só podem ter uma massa de 1,1% superior à do Sol.
Com isso, o estudo possibilitará um estudo mais profundo sobre a natureza e história de sua formação e confirmar sua origem.