- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA pedem 'moderação' enquanto China lança exercícios militares em Taiwan; McCarthy provoca Pequim

© AP Photo / Ministério da Defesa Nacional da República da ChinaNesta foto divulgada pelo Ministério da Defesa Nacional da República da China um caça F-16 da Força Aérea de Taiwan em primeiro plano voa no flanco de um bombardeiro H-6 da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (ELP) ao passar perto de Taiwan, 10 de fevereiro de 2020
Nesta foto divulgada pelo Ministério da Defesa Nacional da República da China um caça F-16 da Força Aérea de Taiwan em primeiro plano voa no flanco de um bombardeiro H-6 da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (ELP) ao passar perto de Taiwan, 10 de fevereiro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2023
Nos siga no
Na manhã de hoje (8), as Forças Armadas chinesas informaram que realizariam exercícios e patrulhas de combate no mar e no espaço aéreo em torno de Taiwan. Washington pediu cautela na ação e o líder da Câmara disse que Pequim não pode lhe dizer onde discursar.
Neste sábado (8), os Estados Unidos pediram "moderação" à China em relação aos exercícios militares em torno de Taiwan, enfatizando que Washington está pronto para cumprir seus compromissos de segurança na Ásia, segundo o The South China Morning Post.
"Nossos canais de comunicação com a RPC permanecem abertos e temos consistentemente pedido moderação e nenhuma mudança no status quo. Estamos confortáveis ​​e confiantes de que temos recursos e capacidades suficientes na região para garantir a paz e a estabilidade e cumprir nossos compromissos de segurança nacional", disse um porta-voz do Departamento de Estado, acrescentando que os Estados Unidos estão "monitorando de perto as ações de Pequim".
Pequim anunciou os exercícios militares como um "severo aviso" a Taiwan, cujo presidente, Tsai Ing-wen, se encontrou com o presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy, na quarta-feira (5), na Califórnia.
Um bombardeiro H-6K da Força Aérea do Exército Popular de Libertação Popular da China (ELP) participa de exercícios militares perto de Taiwan, 3 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2023
Panorama internacional
China realizará 3 dias de exercícios militares perto de Taiwan
Ao que tudo indica, Washington está disposto a não respeitar por completo o conceito político de Pequim de "Uma Só China" e além de pedir "moderação", também provoca o governo chinês nas redes sociais.
Hoje (8), McCarthy postou no Twitter dizendo que "eu sou o presidente da Câmara. Não há nenhum lugar onde a China vá me dizer onde posso ir ou com quem posso falar".
Também neste sábado (8), discursando em um almoço em Taiwan oferecido pela presidência da ilha, o presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos EUA, Michael McCaul, prometeu ajudar a fornecer treinamento para as Forças Armadas taiwanesas e acelerar a entrega de armas para Taipé, conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала