Canadá anuncia projeto de radar de longo alcance contra 'ameaças' vindas do Ártico

© AFP 2023 / Olivier MorinCientistas da organização não governamental Polar Bear International instalam câmera-radar de monitoramento de ursos polares em Churchill, Manitoba, norte do Canadá, 7 de agosto de 2022
Cientistas da organização não governamental Polar Bear International instalam câmera-radar de monitoramento de ursos polares em Churchill, Manitoba, norte do Canadá, 7 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2023
Nos siga no
Ottawa planeja criar um sistema de "vigilância de longo alcance" para detecção de ataques vindos do norte da América do Norte, cujos componentes finais não deverão ser instalados antes de 2035.
O Canadá está procurando lugares para instalar um novo radar de longo alcance que proteja de "ameaças" vindas do Ártico, informou na quinta-feira (6) o portal Defense News.
O projeto, cujo custo foi estimado em um bilhão de dólares canadenses (R$ 3,74 bilhões), foi anunciado pela primeira vez em 24 de março de 2023 por Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, durante um encontro com Joe Biden, presidente dos EUA.
Os radares forneceriam "vigilância de longo alcance dos territórios do norte próximos aos principais centros populacionais da América do Norte", de acordo com um briefing de 7 de abril de 2022, preparado para representantes da indústria de defesa.
Bandeiras canadenses e chinesas tiradas antes de uma reunião com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e o presidente da China, Xi Jinping, no Diaoyutai State Guesthouse em Pequim (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2023
Panorama internacional
Forças Armadas do Canadá dizem que tentativa de vigilância aérea e marítima da China foi frustrada
Ottawa referiu a possibilidade de serem necessários quatro radares, que seriam instalados em diferentes partes do Canadá, incluindo ao longo da fronteira canadense com os estados americanos de Minnesota, Michigan, Ohio, Pensilvânia e Nova York.
A decisão deve ser tomada até meados de 2024, prevê Jessica Lamirande, porta-voz do Departamento de Defesa Nacional do Canadá. Os sistemas devem entrar em serviço em 2028 e atingir capacidade operacional completa até 2031, disse. No entanto, uma das componentes, com capacidades espaciais, não deve ficar disponível antes de 2035.
Trudeau também anunciou o projeto da Infraestrutura de Caças de Defesa do Canadá, que criaria nova infraestrutura para apoiar a aquisição de caças F-35 e envolveria gastos de 7,3 bilhões de dólares canadenses (R$ 27,22 bilhões). A iniciativa inclui novas localizações no Ártico de onde os aviões de quinta geração poderiam operar na sua capacidade total a partir de 2029.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала