- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Governo federal retira Correios e outras 6 estatais de programa de privatização

© Foto / Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert / CC BY 2.0Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião de apresentação e assinatura dos decretos que atualizam a regulamentação do Marco Legal do Saneamento em Brasília
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião de apresentação e assinatura dos decretos que atualizam a regulamentação do Marco Legal do Saneamento em Brasília - Sputnik Brasil, 1920, 07.04.2023
Nos siga no
Ao longo da sua campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia sinalizado que acabaria com as privatizações no país, defendendo o uso de estatais para indução do crescimento econômico por meio de investimentos.
O governo federal publicou um decreto nesta sexta-feira (7) no Diário Oficial da União no qual retirou sete empresas do Programa Nacional de Desestatização (PND) e três do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), ou seja, projetos que visam a privatização de estatais.
Do PND, foram retiradas: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT); Empresa Brasil de Comunicação (EBC); Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev); Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep); Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro); Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. (ABGF) e Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec).
Já do PPI, foram: Armazéns e imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. - Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) e Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras), segundo o G1.
Segundo a mídia, o Ministério das Comunicações informou que o governo tem como objetivo "reforçar o papel destas empresas na oferta de cidadania e ampliar ainda mais os investimentos".
A gestão Bolsonaro foi marcada pelo plano de privatização de várias estatais, principalmente os Correios e a Petrobras. Sobre a petrolífera, o ex-presidente, Jair Bolsonaro, chegou a dizer ao presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que a estatal "era um problema", conforme noticiado.
Vista do porto de Itajaí, administrada pela APM Terminals Itajai S/A, empresa arrendatária e operadora do porto, localizado na av. Cel. Eugênio Muller, 300, na região central de Itajaí (SC) - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2023
Notícias do Brasil
Lula deve barrar privatização de portos de Itajaí e São Sebastião mesmo após aval do TCU
A privatização dos Correios também era prioridade, no entanto, após ser aprovada pela Câmara dos Deputados, o Senado travou as tratativas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала