- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lavrov: Rússia pode exportar grãos fora do acordo, através da Turquia e do Catar

© Sputnik / Ministério das Relações Exteriores da RússiaSergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores russo (à esquerda) e Mevlut Cavusoglu, seu homólogo turco, durante reunião em Ancara
Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores russo (à esquerda) e Mevlut Cavusoglu, seu homólogo turco, durante reunião em Ancara - Sputnik Brasil, 1920, 07.04.2023
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, informou nesta sexta-feira (7) que discutiu a situação na Ucrânia com seu homólogo russo, Sergei Lavrov.

"Realizamos uma conversa particular e depois as delegações encontraram-se [...] É claro que o tema da Ucrânia foi um dos discutidos em nossas reuniões e também abordamos uma série de problemas regionais", disse o ministro na coletiva de imprensa após as conversas com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov.

"Ressaltamos novamente que aguardamos o fim da guerra através de um processo de negociação baseado no direito internacional. Como sempre, expressamos a prontidão de Ancara para envidar todos os esforços para alcançar a regularização", afirmou Cavusoglu.
O acordo dos grãos, assinado em 22 de julho de 2022 por representantes da Rússia, Turquia, Ucrânia e Organização das Nações Unidas, estabelece a exportação de grãos, outros alimentos e fertilizantes ucranianos a partir de três portos no mar Negro, incluindo Odessa.
O Centro Conjunto de Coordenação em Istambul é responsável pelo controle do tráfego de navios. Vladimir Putin, o presidente russo, destacou em setembro que os países ocidentais estão recebendo a maior parte dos grãos ucranianos, em vez de estes alimentos serem enviados para os países africanos necessitados.

"Discutimos a realização do acordo de grãos. A continuação da implementação do acordo é importante não só para o fornecimento de grãos e fertilizantes da Rússia e da Ucrânia, mas também para reduzir o impacto da crise alimentar mundial", observou Cavusoglu.

O ministro turco disse concordar que é necessário remover os obstáculos às entregas de fertilizantes russos.
Por sua vez, Sergei Lavrov afirmou que a parte do acordo que se refere à Rússia nem sequer está sendo realizada, que os obstáculos persistem e são agora até maiores.
A Rússia estendeu o acordo de grãos só por 60 dias, mas vai pensar se ele será mesmo necessário, observou Lavrov.
Se necessário, a Rússia trabalhará nas exportações de grãos fora do acordo, através da Turquia e do Catar, a questão foi discutida com ele, afirmou o chanceler russo.
"Se eles [o Ocidente] não estiverem dispostos a realizar honestamente aquilo que o senhor [António] Guterres propôs e promoveu tão persistentemente, então que sigam despachando essa produção da Ucrânia por terra, por trem, pelos rios - eles já criaram a logística apropriada, que funciona", destacou o ministro russo.
"Nós vamos trabalhar, se for preciso, fora dessa iniciativa, temos a possibilidade de fazê-lo com a Turquia, com o Qatar, os presidentes já discutiram esses planos", enfatizou Sergei Lavrov.
Sergei Lavrov também informou que durante as negociações com seu homólogo turco Mevlut Cavusoglu discutiu a criação de um hub de gás na Turquia e os trabalhos na usina nuclear de Akkuyu.
"Está planejada uma cerimônia para 27 de abril dedicada à entrega de combustível nuclear para o primeiro gerador" da usina, disse ele durante a conferência de imprensa.
"Também falamos sobre o progresso na criação de um centro de gás na Turquia para o transporte de hidrocarbonetos russos", acrescentou Lavrov.
O presidente russo, Vladimir Putin, cumprimenta o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, antes da Rússia - China conversa no Kremlin em Moscou, Rússia, 21 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2023
Panorama internacional
As implicações internacionais do Novo Conceito de Política Externa da Rússia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала