Porta-aviões Shandong da China se aproxima de Taiwan em seu 1º exercício no Pacífico Ocidental

© Foto / Conta WeChat da Frota do Mar do Sul da China do Exército de Libertação Popular (ELP) chinêsGrupo liderado pelo porta-aviões Shandong em exercícios no mar do Sul da China
Grupo liderado pelo porta-aviões Shandong em exercícios no mar do Sul da China - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2023
Nos siga no
Porta-aviões da China Shandong zarpou para seu primeiro exercício do mar do Sul da China, estando a 370 quilômetros de Taiwan.
O ministro da Defesa de Taiwan, Chiu Kuo-cheng, declarou que o porta-aviões chinês atravessou o estreito de Luzon, que conecta o mar do Sul da China com o oceano Pacífico, e se encontrava a 370 quilômetros do sul da ilha.
Chiu ainda destacou que esta é a "primeira vez que o porta-aviões abandona o mar do Sul da China".
Por sua vez, o especialista militar chinês, Zhang Xuefeng, declarou ao jornal Global Times que é normal os grupos de porta-aviões da China, inclusive o Shandong, realizarem exercícios mais além da primeira cadeia de ilhas, pois apenas em águas profundas é possível aproveitar plenamente as vantagens dos grupos de porta-aviões.
O presidente da Câmara, Kevin McCarthy, R-Calif., segundo da direita, dá as boas-vindas à presidente taiwanesa Tsai Ing-wen ao chegar à Biblioteca Presidencial Ronald Reagan em Simi Valley, Califórnia, 5 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2023
Panorama internacional
Contrariando China, presidente de Taiwan se encontra com líder da Câmara dos EUA na Califórnia
O Shandong é o segundo porta-aviões da China e o primeiro construído domesticamente, tendo entrado em serviço em 2019.
Pequim intensificou os exercícios e atividades militares após a visita de Nancy Pelosi, então presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, a Taiwan, no início de agosto.
O país asiático também reduziu as relações políticas e comerciais com os EUA e a ilha autogovernada, incluindo com sanções, rejeitando o que diz ser a violação do princípio de Uma Só China por parte dos EUA, outros países e da própria Taipé, acordado nos anos 1970.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала