- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Novo conceito de política externa russa é 'ultimato ao Ocidente', afirma historiador

© Sputnik / Vitaly BelousovMonumento ao Vladimir I o Grande e à Torre Kutafya do Kremlin de Moscou, Rússia, foto publicada em 22 de agosto de 2022
Monumento ao Vladimir I o Grande e à Torre Kutafya do Kremlin de Moscou, Rússia, foto publicada em 22 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2023
Nos siga no
O novo conceito de política externa da Rússia exorta o Ocidente a construir uma ordem mundial mais justa, com Moscou se recusando a integrar os processos dominados pelo Ocidente, disse Vladimir Vinokurov, historiador e coronel aposentado do Departamento Central de Inteligência russo, à Sputnik.

"Este é uma espécie de ultimato ao Ocidente coletivo. Estamos lhes dizendo que [...] estes Estados deveriam retirar seu apoio à Ucrânia e parar as ameaças nas fronteiras da Rússia; parar de expandir a OTAN; aceitar que a era de um mundo unipolar está morta e começar a construir uma ordem mundial mais justa", afirma o especialista.

O presidente russo, Vladimir Putin, cumprimenta o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, antes da Rússia - China conversa no Kremlin em Moscou, Rússia, 21 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2023
Panorama internacional
As implicações internacionais do Novo Conceito de Política Externa da Rússia
Segundo ele, a partir de agora a Rússia recusa se integrar nos processos dominados pelo Ocidente, confiando em suas capacidades militares. Ele lembrou uma famosa frase do rei da Prússia Frederico II, o Grande: "A diplomacia sem armas é como música sem instrumentos".

"O novo conceito de política externa [...] permite, em primeiro lugar, recusar a integração em processos e projetos internacionais objetivamente dominados pelo Ocidente e, em segundo lugar, usar a força militar a seu próprio critério em caso de ameaças a si mesmo e a seus aliados", disse Vinokurov.

Torre Spasskaya do Kremlin de Moscou e Catedral Pokrovsky - Sputnik Brasil, 1920, 03.04.2023
Panorama internacional
Kremlin: Moscou se reserva o direito de responder ante os desenvolvimentos hostis em torno da Rússia
O presidente russo Vladimir Putin aprovou o Novo Conceito de Política Externa para a Rússia em 31 de março.
De acordo com o documento, o país formará um novo modelo de convivência com os países europeus para garantir o desenvolvimento seguro, soberano e progressivo da Rússia, de seus aliados e parceiros.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала